[ESPECIAL] Piso Vinílico: O guia completo para seu projeto!

Sabe aquela angústia e aquela aflição, você está ansioso para terminar a sua obra, mas o acabamento é o maior desafio, não é? Que tal conhecer o poder do piso vinílico e concluir seu projeto com um fino acabamento?

Para não restarem dúvidas compartilharemos informações completas sobre esse modelo, que não só encanta com sua beleza, mas dá show de praticidade.

Entenda como o piso vinílico funciona como revestimento, compare seu desempenho com outros materiais e inspire-se para concluir com sucesso o seu projeto. Acompanhe!

O conteúdo é bem completo, então segue abaixo um resuminho para te guiar para parte que você deseja:

Sumário
POR QUE DEVO ESCOLHER PISO VINÍLICO COMO MEU REVESTIMENTO?
   — Derrubando a concorrência com 5 top vantagens (a terceira é o ápice para sua obra)
   — Piso Vinílico ou Laminado
   — Piso Vinílico ou Porcelanato
PRECISO ME INSPIRAR, QUAL COR EU ESCOLHO?
AFINAL, O QUE É PISO VINÍLICO?
   — Como escolher o material certo?
      — Projetos Residenciais
      — Projetos Comerciais Moderados
      — Projetos Comerciais Intensos
   — Quando devo escolher um vinílico piso click?
   — Quando devo escolher um piso vinílico colado?
O QUE PRECISO SABER SOBRE A INSTALAÇÃO DO MEU PISO VINÍLICO?
   — O contrapiso deve estar perfeitamente plano e seco
   — Fique atento com a umidade do contrapiso
   — Algumas superfícies de instalação são permitidas, outras não
E COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO DO PISO VINÍLICO?
   — Como limpar um piso vinílico?
      — Limpeza correta
      — Limpeza incorreta
   — Quais cuidados devo ter para maior conservação do meu piso?

POR QUE DEVO ESCOLHER PISO VINÍLICO COMO MEU REVESTIMENTO?

Daremos um basta naquelas pesquisas intermináveis sobre o seu próximo piso? Informações técnicas, longos textos sem ir direto ao ponto e sem o que você precisa saber de verdade. Então vamos aos principais porquês de você definir sua escolha agora.

Derrubando a concorrência com 5 top vantagens (a terceira é o ápice para sua obra)

Top 10 vantagens do piso vinílcodiversas vantagens do vinílico em relação a outros materiais. Poderíamos ficar discorrendo aqui um longo texto para você entender, mas focaremos no que realmente interessa.

Top 1. Conforto térmico

Acabe de uma vez por todas com aquela sensação de chão gelado. Ela não é só incômoda para você, mas também pode trazer até um resfriadinho para o seu filho, então é só curtir um piso atérmico e usufruir da melhor sensação ao pisar.

Top 2. Conforto acústico

Sabe aquela irritação quando um objeto barulhento cai no chão e ele simplesmente propaga o som? E aquele ranger daquela peça meio solta? Nossa, você definitivamente não merece isso. O piso vinílico acabará com esse incômodo para você, combinado?

Top 3. Instalação rápida e limpa

Sabe quando você quer ficar ainda mais linda no final de ano, e compra roupas novas, faz uma bela massagem no cabelo e tudo mais? O piso vinílico tem uma proposta um pouco parecida. Vamos entender?

A instalação desse material é super fácil e prática, não suja, não mancha e não demora. Então, quando você quiser fazer uma reforma para mudar o tom ou inserir aquele novo modelo que amou, é só trocar de maneira simples e fácil, entendeu?

Poeira? Esquece! Quebradeira? Esquece! Longa espera para secar? Ah! Esquece também! Com o piso vinílico você troca praticamente na hora e já pode usufruir do seu ambiente em 4 horas.

Top 4. Ecologicamente Correto

Além de tudo, o piso vinílico é um produto reciclável e, também, fabricado de materiais reciclados. 

Vivemos em um momento muito delicado em relação ao clima e aos recursos naturais. Agora, você já parou para pensar que isso tudo pode refletir na sua própria vida, na de seus filhos, netos e assim por diante?

Ter um ambiente ecologicamente correto não é só uma atitude consciente e colaborativa, é algo que faz bem à nossa saúde. Então, quanto mais componentes ecológicos você escolher para fazer o seu projeto residencial melhor para você mesmo.

Top 5. Limpeza fácil

Vamos combinar que ninguém, mas ninguém mais mesmo, tem tempo de ficar esfregando um piso para sair aquela mancha desagradável, não é? Então vamos lá, o piso vinílico raramente mancha, não impregna o pó e não exige tratamentos especiais, é só passar uma vassourinha de cerdas macias e um pano úmido com sabão neutro.

Top 6. Vantagens Extra

Quer mais? Nós temos. Além de todos os benefícios apontados, o piso vinílico é:
atóxico;
hipoalergênico;
não propaga chamas; e
melhor custo-benefício do mercado.

Quer ver esses benefícios em detalhes? Acesse nossa publicação incrível das vantagens do piso vinílico.

Piso Vinílico ou Laminado

Piso vinílico ou laminado, qual escolher?Bem, sinta-se à vontade para rolar o post lá para baixo e ir para a nossa página para concluir seu projeto, mas se você ainda precisa sanar algumas dúvidas aqui vai. Venceremos os concorrentes um por um.

diferenças importantes entre o piso laminado e o piso vinílico. Esses modelos podem se parecer um pouco, no entanto, a verdade é que são bem diferentes. O vinílico é resistente à umidade, não faz aquele toc toc irritante e não propaga chamas. Isso tudo faz com que o material vinílico:
não estufe ou envergue no contato com a água;
impeça a proliferação de fungos, bactérias, cupins e outras pragas;
tenha alternativa para instalação com cola para você realizar a paginação que quiser.

Veja abaixo o comparativo resumido:

Piso Laminado Benefício Piso Vinílico
Ampla variedade de cores
Boa relação custo-benefício
Conforto térmico
Instalação rápida e prática
Alta durabilidade
Conforto acústico
Instalação limpa e silenciosa
Resistente a água e cupins
Não propaga chamas
Paginação flexível
5/1o Resultado 10/10

Para ver esse comparativo completo, acesse nosso artigo sobre a diferença entre piso vinílico e laminado.

Piso Vinílico ou Porcelanato

Saiba porque o vinílico é a escolha certa contra o porcelanatoVocê já deve saber que o porcelanato imita muito bem pedras, mármores e diversos formatos interessantes. O que você talvez não saiba é que o piso vinílico faz exatamente a mesma coisa.

A praticidade em construções e reformas é que faz o piso vinílico vencer o porcelanato. Isso mesmo, sabe aquela reforma para mudar o tom do piso? Isso trará um transtorno enorme com o porcelanato. Já com o vinílico, você realiza esse desejo no mesmo dia, e sem sujeiras. Veja abaixo um comparativo resumido desses dois belos revestimentos:

Piso Cerâmico Benefício Piso Vinílico
Ampla variedade de cores
Beleza
Resistente a água
Não propaga chamas
Alta durabilidade
Conforto térmico
Conforto acústico
Instalação rápida e prática
Reciclável
Boa resistência a quedas
5/1o Resumo 10/10

Veja o comparativo completo e descubra por que o vinílico é a escolha certa contra o porcelanato.

PRECISO ME INSPIRAR, QUAL COR EU ESCOLHO?

Bem, passadas essas questões mais técnicas, vamos namorar ambientes incríveis e se inspirar para o nosso projeto? A Ruffino também ama essa parte do planejamento e fez questão de compartilhar projetos dos mais renomados profissionais de arquitetura, design e decoração do Brasil!

piso vinilico amadeirado
Caso o seu estilo seja mais para os tons amadeirados, temos uma postagem imperdível mostrando como você pode harmonizar os pisos vinílicos madeira na sua decoração, seja ela escandinava, industrial, clássica, minimalista ou japandi. Pode abrir em uma aba separada, mas volta logo para cá, tá? Temos muito a conversar.

Piso vinilico de cimento queimado
Você também pode optar por um piso vinílico de cimento queimado, que por ter um tom neutro compõe muito qualquer tipo de decoração. Pode ser aplicado em ambientes mais industriais, bem como também em outros estilos de decoração, servindo como base para fazer contraste e destacar outro elemento do ambiente, como tons amadeirados ou coloridos.

Não pense que o piso vinílico se restringe a salas e quartos, na verdade, esse material tem uma versatilidade incomparável e pode deixar diversos ambientes maravilhosos como:
escritórios;
cozinhas;
salas comerciais; e
ambientes de hotelaria.

AFINAL, O QUE É PISO VINÍLICO?

Ok, agora você saberá o que estará fazendo ao optar pelo material vinílico em sua obra. Esse tipo de revestimento é fabricado em camadas sendo fabricado essencialmente de vinil (PVC). Trata-se de um material muito resistente, reciclável e com grande beleza estética.
O que é piso vinílico?
O conceito completo de piso vinílico é bem extenso, por isso, focaremos no que de fato interessa para escolher os modelos e padrões ideais para cada ambiente da sua obra, viu?

Como escolher o material certo?

Aqui a dica é muito simples, escolher o material mais adequado para cada ambiente que você queira decorar ou construir. Por exemplo, a Ruffino tem linhas específicas de acordo com cada projeto. Veja!

Projetos Residenciais

Para sua casa, a Ruffino desenvolveu a linha Sofisticato, exclusiva para ambientes residenciais e perfeita para proporcionar economia, mas não renunciar à elegância e à qualidade. Você encontra essa linha nas versões:
colado;
click SPC; e
studio.

Projetos Comerciais Moderados

O piso vinílico suporta tranquilamente projetos comerciais. A linha Nobile, por exemplo, é ideal para consultórios e escritórios. Essa linha proporciona a mesma estética do requinte das madeiras mais nobres, apresentando a resistência perfeita para circulação moderada. Pode ser encontrada em versões de instalação colada e click SPC.

Projetos Comerciais Intensos

Para fechar com chave de ouro, se o seu projeto envolve alta circulação de pessoas, como academia, bares ou restaurantes, o piso vinílico também tem uma solução para você. A linha Bravo é robusta sendo desenvolvida com alta tecnologia para circulações elevadas. Ganhe em sofisticação e bom gosto com esse padrão que pode ser vendido nas versões amadeiradas colado ou cimento queimado Studio.

Quando devo escolher um vinílico piso click?

Estamos falando em piso vinílico para obra, certo? E quem não concorda que obra é um transtorno só? Pois é, o modelo clicado é uma maravilha nesse ponto.

A instalação dele segue um roteiro como se fosse uma montagem de um quebra-cabeças.

Qual a vantagem disso? Esqueça aquela sujeirada causada por colas, argamassas ou qualquer outro recurso de instalação de pisos. 

Essa opção é perfeita para acelerar a instalação e deixar sua casa prontinha muito mais rápida. Essa versão, também é conhecida como “click”, que é o barulhinho ouvido quando ocorrem os encaixes. Há diversas vantagens nessa escolha como:
instalação mais ágil e prática;
● liberação rápida do ambiente;
● reinício imediato das operações de um ambiente comercial como um retrofit.

Se você optar por um piso vinílico clicado, destacamos a importância de estar atento para a tecnologia de encaixe, afinal estamos falando de um produto de alto valor agregado. Você não quer arriscar perder todo seu investimento por conta de um detalhe desse, não é mesmo? Tenha preferência por tecnologias patenteadas como o Click Unifit ®, utilizados nos pisos clicados da Ruffino Acabamentos.

Além disso, para agilizar ainda mais sua obra, opte por pisos clicados que já venham com a manta acústica no verso. Ah, mas atenção, não escolha um piso com manta EVA. A escolha indicada é mantas de
IXPE (Irradiated Cross-Linked PolyEthelene), diferente do EVA, é irradiado por um feixe de elétrons de alta energia que protege a manta contra o crescimento de mofo, bolor e bactérias nocivas para seu ambiente.

Quando devo escolher um piso vinílico colado?

Agora, a versão do piso vinílico colado não fica para trás e apresenta uma série de virtudes. A primeira delas é a excelente relação custo-benefício.

Você sabia que esse padrão também pode ser aplicado em diferentes tipos de paginação como espinha de peixe ou chevron? 

E se por algum acidente, alguma peça for danificada, você pode ficar tranquilo, pois a troca de réguas é muito simples, resolvendo facilmente o problema.

Dentre as principais vantagens, destacamos:
● excelente relação custo-benefício;
● infinitas possibilidades de paginação;
instalação em cozinhas;
● ambientes de circulação elevada; 

O QUE PRECISO SABER SOBRE A INSTALAÇÃO DO MEU PISO VINÍLICO?

Como colocar piso vinílicoDeu para perceber que você ganhará um tempo e uma facilidade incrível com este material, não é mesmo? Está bem claro que a instalação é um diferencial sensacional do vinílico, pois onde você encontra um revestimento que não precise de sujeira e tempo para instalar?

No entanto, cabe ressaltar que se aventurar fazendo a instalação do produto para economizar, sem você ser um profissional capacitado, não é nada legal.

Suas chances de sucesso e satisfação com o resultado serão muito superiores com uma equipe capacitada e ferramentas adequadas. Os instaladores estarão habituados às características do material e com as melhores marcas. Além disso, também identificarão previamente algum problema nas condições do contrapiso, conduzindo os ajustes necessários.

Há profissionais especializados neste tipo de instalação que vão valer muito a pena de encaixar no orçamento. O resultado é um trabalho muito bem feito e durável. No entanto, é muito válido que você conheça o processo de instalação e saiba o que prever nesse estágio da sua obra. Confira!

O contrapiso deve estar perfeitamente plano e seco

Você já descobriu que o vinílico tem a praticidade de instalação rápida. No entanto, é preciso se certificar que o contrapiso onde será instalado o revestimento esteja nivelado corretamente, senão, com certeza a instalação não ficará perfeita.

Os pisos vinílicos são flexíveis e resilientes, isto é, eles irão se adaptar e se moldar conforme o contrapiso que estiver embaixo. Dessa forma, a beleza do seu piso instalado depende diretamente da qualidade e regularidade do contrapiso

Portanto, na hora de realizar seu orçamento, garanta que o profissional contratado irá utilizar argamassas industrializadas para essa preparação. Somente assim você terá a garantia que seu contrapiso possui a resistência à tração e resistência à compressão adequadas para o piso vinílico.

Misturas artesanais poderão causar desplacamentos do contrapiso se não tiverem a resistência à tração correta. Pior ainda, elas podem não aguentar o peso dos móveis e começar a ceder, causando marcas que ficarão aparentes caso não tenham a resistência à compressão necessária.

Para saber mais, confira as 5 dicas para não errar na sua instalação.

Fique atento com a umidade do contrapiso

Um dos erros mais comuns na instalação do piso vinílico é não se atentar a umidade do local. O piso vinílico, mesmo de instalação clicada, não pode ser instalado se houver umidade no contrapiso.

A umidade no contrapiso geralmente ocorre de duas maneiras. A primeira, a umidade residual, ocorre quando a construção do contrapiso é muito recente e a água da mistura ainda não teve tempo de evaporar de maneira completa. 

O segundo tipo é a umidade ascendente, e ocorre em pavimentos térreos no qual não foi realizado barramento de vapor de umidade. Se seu ambiente for em piso térreo já considere em seu orçamento a contratação desse serviço. Atenção com os materiais utilizados, impermeabilizantes de piscina ou caixa d’água não são adequados para barramento de vapor de umidade ascendente.

Para ambos os casos, consulte o profissional contratado para sua obra, ele saberá avaliar o ambiente e verificar se existe umidade ou não.

Algumas superfícies de instalação são permitidas, outras não

Algumas superfícies específicas podem se movimentar, como madeira, laminado, carpete, etc. Nesse caso, antes de colocar o piso vinílico, é necessário remover esses revestimentos e refazer o contrapiso para estar nivelado e preparado para a nova instalação. Se esse for seu caso, já inclua no seu orçamento a contratação desse serviço.

Por outro lado, você pode colocar piso vinílico sobre cerâmica, porcelanato e outras bases de pedra, evitando o quebra-quebra e o serviço de locação de caçamba.

Fique atento para a necessidade de aplicação de primers antes da argamassa de regularização. Via de regra, em superfícies polidas, como porcelanato ou mármore é obrigatória sua utilização. Para ter certeza, converse com o profissional contratado ou consulte o manual de instalação da argamassa escolhida.

Caso queira entender em detalhes, você pode conferir nosso guia completo de como colocar piso vinílico. 

E COMO FUNCIONA A MANUTENÇÃO DO PISO VINÍLICO?

Como limpar o piso vinílicoPiso instalado, casa perfeita e linda. Como manter isso tudo sempre perfeito quando o seu revestimento é um piso vinílico? Então, essa é uma das melhores partes dessa escolha.

A manutenção desse material é praticamente zero e isso é um diferencial fantástico para você vencer aquele dia a dia tão desafiante da família brasileira. Então vamos aos principais pontos que interessam.

Como limpar um piso vinílico?

A limpeza de pisos vinílicos é muito fácil, barata e rápida. Em grande parte dos casos, você apenas precisará de um pano úmido e um detergente neutro para puxar o brilho do material. Veja agora o que fazer e o que não fazer.

Limpeza correta

No caso de limpeza de resíduos sólidos ou poeiras, utilize uma vassoura de cerdas macias para extrair partículas mais grossas de sujeira. Em caso de aspiradores de pó, use um bocal ou ponteira com cerdas.

Já se o objetivo é limpar líquidos, basta utilizar um pano um pouco úmido com detergente neutro para efetuar a limpeza. O enxágue deve ser realizado com o pano umedecido apenas com água.

Se você é aquela pessoa que ama um piso brilhante, não se preocupe. O piso vinílico suporta tranquilamente a cera acrílica que mantém o revestimento sempre bonito. Não deixe de verificar o manual, mas na maioria das vezes basta aplicar e aguardar umas duas horas até o resultado ficar perfeito.

Por último, no caso de uma sujeira mais resistente e chata de retirar, basta utilizar uma esponja bem macia, não abrasiva e também umedecida com água e detergente neutro para esfregar e limpar.

Limpeza incorreta

Olha, não tem o que complicar, viu? Tudo o que você precisa foi compartilhado no tópico anterior, agora, se você insistir em outras práticas, fatalmente danificará o material ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, jamais utilize solventes para limpeza de pisos vinílicos. Esse componente químico agride extremamente o revestimento podendo trazer danos irreversíveis. Outros materiais inadequados são:
querosene;
acetona; e
● outros produtos derivados de petróleo.

Em segundo, jamais encharque o seu piso vinílico. Apesar desse material ser muito resistente à água, isso não significa que sua instalação resista à água abundante e contínua. Caso você cometa esse equívoco, muito provavelmente o revestimento terá infiltrações por de baixo dos rodapés e posterior descolamentos das peças.

Caso decida lavar seu piso vinílico colado, é importante não deixar a água escorrer por de baixo do rodapé e nem deixar de molho. O recomendável é jogar água na área desejada e em seguindo já ir secando. Ah, mas atenção, a lavagem não é recomendada para versão clicada, e nos casos de pisos colados, tenha certeza que você instalou seu revestimento com um adesivo de qualidade comprovada.

Em terceiro e último lugar, nunca utilize sabão em pó ou saponáceos para limpeza de pisos vinílicos. O grande problema desses componentes químicos é que eles são abrasivos e acabam danificando a película protetora do revestimento.

Quais cuidados devo ter para maior conservação do meu piso?

5 DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO SEU PISO VINÍLICO

Bem, com essas dicas top de limpeza que acabamos de passar, com certeza o seu piso vinílico durará muito tempo, no entanto, dá para ter um cuidado completo. Como prometemos, aqui você tem tudo que precisa saber para fechar o seu orçamento, optar pelo vinílico e concluir o seu projeto de uma vez por todas.

Use capachos na entrada de casa.

Uma dica muito importante é usar capachos na entrada de casa. É uma atitude simples, porém, que já elimina aquela poeirada de rua e reduz significativamente a sujeira no seu piso.

Use rodinhas nos móveis

Outra excelente dica é usar rodinhas de PU e protetores nos móveis. Essas peças podem ser em poliuretano ou silicone, pois esse material não causa riscos e nem arranhões no piso vinílico.

Use proteções embaixo dos móveis.

Ainda no caso de móveis, uma boa alternativa é aplicar protetores de feltro ou lã em suas bases. Essa é outra prática importantíssima para reduzir os riscos e arranhões quando eles precisarem ser arrastados sobre a superfície de pisos em vinílico.

Tenha cuidado com vasos de plantas.

Os vasos de plantas são um charme sensacional para qualquer ambiente, concorda? E você tem liberdade para explorar esse tipo de decoração. O único cuidado que você deve ter é utilizar uma bandeja ou tapete à prova d’água por baixo para evitar poças de água no piso, tá bom?

Proteja o brilho do material com as cortinas.

As cortinas também dão outro charme especial e aconchegante nos ambientes. E no casos dos pisos vinílicos, elas também são ideais para proteger o material da luz solar intensa, que diminuem a vida útil do material.

AINDA NÃO SE DECIDIU?

Viu como o piso vinílico é a sua alternativa ideal? Não adianta, os outros materiais têm suas virtudes, mas no conjunto, o vinílico se torna imbatível, se tornando a solução perfeita e mais moderna para qualquer tipo de ambiente.

Neste post, você descobriu tudo que precisa saber sobre a instalação de pisos vinílicos em sua obra. Esqueça os transtornos e o alto custo de quebra quebra dos outros materiais e leve o seu acabamento a um nível top de linha.

Está precisando de um empurrãozinho para finalizar sua obra? Entre em contato conosco agora! Preencha o formulário abaixo que em breve uma revenda parceira irá conversar com você e entender a sua necessidade.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

POR QUE DEVO ESCOLHER A RUFFINO ACABAMENTOS?

A Ruffino não é simplesmente uma empresa qualquer de pisos e revestimentos. Escolhemos ser especialistas em acabamentos de piso vinílico, pois sabemos que esse produto é o melhor que você pode encontrar no mercado.

Não é à toa que a marca está evoluindo e conquistando a credibilidade no mercado. Já são mais de 10 anos de experiência em pisos vinílicos e mais de 2 milhões de metros quadrados vendidos desse tipo de revestimento.

Além disso, nós oferecemos mais de 42 modelos de pisos vinílicos diferentes e temos mais de 300 canais de revenda em todo o Brasil. Você tem alguma dúvida que somos os melhores no que fazemos? Veja agora o que você terá já já no seu projeto residencial!

Escolha o modelo que você quiser

Na Ruffino Acabamentos você escolhe se quer um piso vinílico colado ou clicado, em régua ou em placa. É só apreciar e tomar a sua decisão, sem estresse e sem complicações.
Trabalhe com a linha que você quiser.

Tivemos o trabalho de organizar todas as linhas para que você não cometa erros de escolha:
linhas para residência;
linhas para escritório;
linhas para comércio;
rodapés especiais de poliestireno; e
painéis ripados de alto padrão.

Garanta alto padrão no seu projeto

Elimine arrependimentos. Escolha desde já um acabamento de alto padrão para o seu projeto e garanta elegância, sofisticação e qualidade para o seu ambiente.

Inspire-se

Conosco até a inspiração está garantida para você escolher um lindo acabamento. Para isso, fizemos questão de trazer ambientes assinados por profissionais de arquitetura, design e decoração de nível nacional.

Compre no local mais próximo de você

Sabemos que um piso assim é sempre legal ver antes de comprar. Por isso, temos parceiros revendedores espalhados por todo o país. Assim é só você solicitar um orçamento que encaminhamos o seu contato para o atendimento mais próximo.

Pronto! O seu sonho está a um clique de distância. Faça o seu orçamento agora e adquira o piso vinílico ideal para o seu projeto!

Artigos relacionados

Piso vinílico ou porcelanato: descubra a melhor escolha agora

Está na dúvida entre piso vinílico ou porcelanato? Falta só esse componente para a sua casa ficar...

Leia mais
🔎 Piso vinílico e laminado: 5 semelhanças e 5 diferenças

Na hora de decidir o revestimento para sua obra é natural que você afunile suas opções e se depare...

Leia mais
🔝 Top 10 vantagens do piso vinílico em régua para sua obra

Deixar os ambientes em sintonia com nossas preferências de decoração é sempre uma boa ideia,...

Leia mais