O que é piso vinílico? Tire todas suas dúvidas aqui

Você ama piso vinílico, mas quando vai para a internet pesquisar sobre o assunto encontra um mundo de informações. Chega uma hora que você fica até perdido, não é verdade?

Não se preocupe, que tal um post bem detalhado, mas suficiente para você sanar todas as suas dúvidas e fechar com a melhor empresa de piso vinílico do mercado? Confira!

Pare ajudar você a se guiar pelo post, veja abaixo o sumário:

Sumário
O QUE É UM PISO VINÍLICO?
   — Qual a origem do piso vinílico
   — Piso vinílico homogêneo
   — Piso vinílico heterogêneo / LVT  
QUAL A FUNÇÃO DA CAPA DE USO?
   — A importância do tratamento em PUR
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
QUAIS OS TIPOS DE PISO VINÍLICO?
   — Piso vinílico colado
   — Piso vinílico click

O QUE É UM PISO VINÍLICO?

O piso vinílico é um revestimento de alto padrão, fabricado com plastificantes, cargas minerais e seu componente principal, o vinil. Trata-se de um material extremamente resistente, reciclável e com grande beleza estética, perfeito para compor o design de casas, apartamentos, escritórios, empresas, lojas, estandes e assim por diante.

Quando comparado com os outros revestimentos disponíveis no mercado, o piso vinílico ganha muito destaque, até mesmo por ser considerado sustentável, uma vez que gera impactos mínimos ao meio ambiente. Surpreendentemente, é uma alternativa acessível, custando menos do que muitos de seus concorrentes, como mármore, madeira e porcelanato.

Além de proporcionar uma boa estética para o cômodo, oferece mais resistência, melhor acústica e mais flexibilidade. Sim, o piso vinílico é lindo e tem diversas configurações e desenhos para você deixar sua decoração top de linha. 

Qual a origem do piso vinílico?

lineoleoO piso vinílico surgiu na Europa a partir do final do século XIX. Naquela época, os revestimentos resilientes utilizavam matéria-prima de elementos naturais como linho, farinha de pinheiro, óleo de linhaça e base de juta. Isso é o que chamamos Linóleo, a junção das palavras linho e óleo.

No entanto, a extração desses componentes era muito restrita e havia a necessidade de encontrar alternativas mais viáveis. Então surgiu o polímero sintético de plástico em 1872.

Esse polímero, na verdade, é um acrônimo do PVC que foi se aprimorando ao longo do tempo até chegar no mercado por meio do Vinyl Composition Tile (VCT) sendo o que conhecemos hoje como piso vinílico homogêneo.

Piso vinílico homogêneo

homogeneo É preparado como uma massa única, apresentada igualmente em toda sua espessura, inclusive na superfície. O vinil, plastificantes e cargas minerais são misturados e resultam em uma peça única, regular, e como seu nome já diz, homogênea.

Neste tipo de acabamento não é possível utilizar camada de filme que simula madeira ou outras texturas, reduzindo suas possibilidades e versatilidades de uso.

Por décadas essa foi a única opção de pisos vinílicos que, apesar de altamente resistente, não tinha capacidade de imitar madeira e outros tons sofisticados. Você ficava restrito apenas a cores pigmentadas. Isso o tornou uma ótima alternativa de revestimento para ambientes comerciais e industriais… utilidade acima da beleza.

Bem, e se pudéssemos unir o melhor dos dois mundos? É aí que entra o piso vinílico heterogêneo.

Piso Vinílico Heterogêneo / LVT

É mais vibrante e possui uma aplicação bem mais variada que seu similar homogêneo, pois seu filme impresso permite infinitas possibilidades de decoração.

É composto por várias camadas e cada uma oferece benefícios diferentes para o produto.

Este revestimento também é conhecido por sua sigla em inglês LVT (Luxury Vinyl Tiles) e é uma alternativa mais resistente que o piso laminado. Por este motivo é erroneamente chamado de ‘laminado de PVC’.

heterogeneo

QUAL A FUNÇÃO DA CAPA DE USO?

A capa de uso é o segredo da durabilidade dos pisos heterogêneos. Ela é uma camada transparente e altamente resistente fabricada em vinil puro, projetada para suportar e proteger contra o desgaste diário, adicionando mais durabilidade e resistência a espaços de alto tráfego.

É a espessura da capa de uso que irá definir a classificação de uso de um piso vinílico. Na Ruffino Acabamentos, por exemplo, os pisos da linha Sofisticato são exclusivos para ambientes residenciais, inclusive quartos de hotéis e oferece 10 anos de garantia para esses ambientes.

Se a necessidade for para um ambiente de tráfego moderado, como um consultório médico ou escritório a coleção indicada da Ruffino Acabamentos é a Nobile, que além da garantia residencial, também oferece 5 anos de garantia para ambientes comerciais moderados.

Agora, se é robustez que sua obra precisa, como lojas, restaurantes ou saguões de hotel a linha que você deve usar é a Bravo, que oferece 10 anos de garantia tanto para ambientes residenciais quanto comerciais.

Além da capa de uso, também é muito importante você estar atento aos tipos de tratamento existentes que a capa de uso pode receber. Veja agora quais são esses tipos:

A importância do tratamento em PUR

Para baratear custos, algumas marcas ainda adotam a utilização de uma aplicação básica de PU (poliuretano) na capa de desgaste. Esse tratamento em PU simples existe  para proteger o acabamento apenas durante a construção e processo de limpeza pós-instalação.

É muito mais uma solução de controle de danos a curto prazo do que um benefício a longo prazo. Capas de uso tratadas com PU quase sempre exigirão um polimento ou selamento no futuro para protegê-los e mantê-los como novos, especialmente em aplicações comerciais.

Já marcas mais reconhecidas, como a Ruffino Acabamentos, utilizam o tratamento PUR em seus produtos para garantir uma melhor resistência a longo prazo.

Enquanto o PU é apenas uma camada superficial, o PUR foi tratado e depois curado com raios ultravioleta. Este processo proporciona ao produto uma manutenção sem polimento vitalícia, reduzindo drasticamente o custo de conservação. 

varanda-gourmet Ao instalar piso na sua varanda gourmet, tenha certeza que ele possui uma capa de uso com tratamento PUR.

Apesar de recomendarmos sempre  a utilização de cortinas em ambientes que possuam exposição direta e contínua a luz solar, como varandas gourmet, é esse tratamento PUR na capa de uso que irá proteger seu piso contra desbotamento no logo prazo. Caso o piso seja tratado apenas com PU simples, ele irá perder a coloração rapidamente!

Então fique atento na escolha do seu próximo piso vinílico. Assegure-se de que ele possua tratamento PUR.

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

Paginação Sofisticato Nogueira e Sofisticato Lunar.Piso vinílico consegue simular com maestria madeiras e pedras nobres. Na imagem: piso Vinílico Sofisticato Nogueira e Sofisticato Lunar.

O piso vinílico apresenta diversas características interessantes para a decoração de um ambiente. Primeiramente, trata-se de um material mais leve e flexível por conta da composição de PVC.

Além disso, esse material apresenta versatilidade para atender diversas necessidades de clientes. A verdade é que nem sempre apenas a estética conta, não é mesmo?

Você pode querer um revestimento mais confortável de pisar a um tão bonito em determinados cômodos da casa.

Agora, quem não se sente desconfortável com aquele chão gelado? Então, que tal um piso com uma temperatura mais agradável que as opções de azulejos e laminados?

Finalmente, o piso vinílico tem a importante característica de simular o design de qualquer revestimento, madeira ou pedra, impresso na sua superfície.

Um grande diferencial desse piso é certamente a sua pegada ecológica. Vivemos em uma época que não dá mais para pensar em opções agressivas ao meio ambiente. Nesse sentido, uma opção como o piso vinílico não só traz mais beleza e conforto para o seu lar, mas faz a sua casa ser mais um local que respeita a natureza.

QUAIS OS TIPOS DE PISO VINÍLICO?

Vemos diversos tipos de piso vinílico no mercado. O principal fator que determina a categoria de piso vinílico são as possibilidades de instalação. Cada uma apresenta suas particularidades.  Veremos agora os dois tipos principais e entenderemos o processo para aplicação desse piso.

Piso Vinílico Colado

Esse tipo de piso é muito indicado para ambientes residenciais, podendo também ser aplicado em locais comerciais de tráfego moderado ou até mesmo tráfego intenso.

O piso vinílico colado tem um custo mais baixo que o clicado, porém, demanda que a elaboração do contrapiso esteja perfeita. Isso exige instaladores bastante especializados e materiais de preparação de alta qualidade. Esta preparação é muito importante para garantir que a cola utilizada tenha máxima aderência e que o piso não apresente as imperfeições do contrapiso.

O formato mais comum é o piso vinílico em régua, que simula madeiras, mas também existem formatos em placa, como a linha Sofisticato Studio da Ruffino Acabamentos, que imitam pedras e cimento queimado.

Piso Vinílico Click

Já o piso vinílico click é muito recomendado para ambientes residenciais e comerciais de tráfego moderado. Esse modelo também é conhecido como piso vinílico clicado.

O piso vinílico de encaixe é a variedade mais prática do produto, pois não necessita de cola. Ainda assim, para garantir maior durabilidade do encaixe, é sempre recomendável que a instalação do produto seja efetuada sob superfícies niveladas, aderentes e estáveis, evitando que o piso não deslize, não entorte e nem se eleve ao pisar.

É importante verificar qual tecnologia de padrão de click é utilizada pelo fabricante, caso for de baixa qualidade o encaixe quebrará com muito mais facilidade e não resistirá ao longo do tempo.

A Ruffino Acabamentos oferece pisos vinílicos clicados na linha residencial Sofisticato Click SPC e comercial moderado Nobile Click SPC, ambas com o melhor padrão de click do mundo, o Unifit Locking System.

Viu como o piso vinílico é tudo que você precisa. Sabe, o dia a dia das pessoas hoje é muito desafiante, ainda mais com um projeto residencial em andamento.

Se você chegou até o final deste artigo, parabéns. Você está a poucos passos de evoluir o seu projeto. Agora praticamente só depende de você. Tudo que você precisava saber sobre o piso vinílico com certeza está aqui. Preencha o formulário abaixo e solicite agora um orçamento para sua obra.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

Por que a Ruffino Acabamentos resolve a sua compra agora?

A Ruffino não é simplesmente uma empresa qualquer de pisos e revestimentos. Nós escolhemos ser especialistas em acabamentos de piso vinílico, pois sabemos que esse produto é o melhor que você pode encontrar no mercado.

Já são mais de 10 anos de experiência em pisos vinílicos e mais de 2 milhões de metros quadrados vendidos desse tipo de revestimento.

Além disso, nós oferecemos mais de 42 modelos de pisos vinílicos diferentes e temos mais de 300 canais de revenda em todo o Brasil. Você tem alguma dúvida que somos os melhores no que fazemos?

Artigos relacionados

por Ruffino Acabamentos em 11 de Fevereiro
🪣 Como limpar piso vinílico: 3 passos simples e rápidos

Que os pisos vinílicos são uma grande tendência da arquitetura e decoração, você já sabe. Isso é...

Leia mais
por Ruffino Acabamentos em 11 de Fevereiro
Piso vinílico clicado ou colado — saiba fazer a escolha certa

Na hora de escolher o seu piso surgem diversas dúvidas, e é melhor explicar cada questão para tomar...

Leia mais
por Ruffino Acabamentos em 11 de Fevereiro
🤩 Piso vinílico de cimento queimado: alie visual ao conforto

Os revestimentos são itens muito importantes na decoração de qualquer ambiente. Dependendo do...

Leia mais