Piso vinílico ou porcelanato: descubra a melhor escolha agora

Está naquela difícil escolha entre um piso vinílico ou porcelanato para finalizar a sua casa com estilo? Não se preocupe! Você encontrou o post perfeito para ajudá-lo a decidir sem mais delongas.

A escolha do piso ideal não se resume apenas à estética. Existem diversos fatores fundamentais que devem ser levados em consideração. Mas não se preocupe, estamos aqui para orientá-lo nessa importante decisão.

Então, vamos direto ao que interessa! Descubra tudo o que você precisa saber para escolher o melhor piso para o seu projeto. Neste artigo, você terá informações valiosas que ninguém te contou. Não perca mais tempo, confira agora!

Afinal, quem vence esse concurso de beleza?

studio cemento (1)Pisos vinílicos já imitam com maestria pisos cerâmicos. Imagem Piso Vinílico Ruffino Studio Cemento. 

Conforme a tecnologia por trás do piso vinílico de luxo evolui, fica cada vez mais difícil distinguir entre ele e o porcelanato. A aparência do vinílico é tão sofisticada que se assemelha muito à do porcelanato.

Mas, quando se trata de escolher entre duas belas participantes em um concurso de beleza, o desempenho é o que realmente importa. Afinal, a beleza não é tudo!

Fique tranquilo, nós vamos guiá-lo em cada uma dessas considerações para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Continue lendo para descobrir! 

Por isso, é importante avaliar outras qualidades fundamentais na hora de escolher o melhor piso para o seu projeto, como:

  • durabilidade e estabilidade;
  • impacto ambiental;
  • aplicações;
  • custo.

Conforto e aconchego — até nos dias mais frios.

conforto termico2Os pisos vinílicos são atérmicos, por isso possuem uma excelente sensação ao toque, mesmo em dias frios.

Quando se trata de nossos espaços pessoais, queremos o máximo de conforto e aconchego, não é mesmo? Nesse aspecto, o piso vinílico é simplesmente incomparável. Além de imitar perfeitamente a aparência da madeira, ele proporciona uma experiência tátil única. Imagine poder caminhar descalço pela sua casa, mesmo nos dias mais frios.

Oferecer o máximo de conforto é uma das principais vantagens do vinílico em relação ao porcelanato. Esse material é extremamente aconchegante ao pisar e considerado atérmico, pois tem um baixo coeficiente de transmissão de calor que garante uma variação de temperatura menor. Além disso, o vinílico é sutilmente macio ao toque, proporcionando uma sensação de conforto inigualável.

Aplicações e instalações: qual o piso você quer ter daqui a 10 anos?

Você quer escolher o seu piso agora mesmo, não é mesmo? Claro, nós entendemos! Afinal, a sua casa é o seu refúgio, o lugar onde o seu sorriso brilha mais nos finais de semana, onde você descansa, se distrai e muda tanto quanto você.

Assim como gostamos de mudar o cabelo para um novo estilo ou usar mais vestidos do que calças, também queremos ter a flexibilidade de mudar nosso piso sempre que quisermos, certo? Por isso, é importante considerar algumas questões antes de decidir:

  • Você quer ter o mesmo piso para sempre ou ter a opção de trocá-lo facilmente?
  • Prefere uma mudança simples e econômica ou ter que quebrar tudo e começar de novo?
  • Gosta de acompanhar as últimas tendências ou prefere um estilo mais tradicional?

instalacao porcelanatoDiga adeus ao quebra-quebra na sua próxima reforma. 

As aplicações e instalações de piso vinílico e porcelanato são muito diferentes. Se você quiser mudar o acabamento da sua casa daqui a 10 ou 5 anos, verá uma diferença significativa na troca de piso.

A instalação do porcelanato é lenta, barulhenta e suja. O assentamento precisa ser feito com argamassa e leva pelo menos 72 horas para começar a aplicação do rejunte, e mais 3 dias para secagem e liberação do espaço. Já os pisos vinílicos clicados podem ser instalados rapidamente e liberar o ambiente em menos de 4 horas.

O processo de corte e acabamento das peças de porcelanato também é complicado e suscetível a perdas, o que geralmente leva à necessidade de comprar 10% a 15% a mais de sobra. Nos pisos vinílicos, a sobra recomendada é de até 5% em uma paginação convencional.

Enquanto o porcelanato é caro, confuso e demorado para instalar e remover, o piso vinílico é extremamente fácil de instalar e, nos casos dos colados, é possível substituir peça por peça. Ou seja, sua casa sempre refletirá seu estilo pessoal, sem transtorno, sem poeira de obra, sem demora e sem alto custo. Agora ficou mais fácil escolher, não é mesmo?

Impacto ambiental: você já matou a charada de quem é reciclável e quem não é?

sustentávelOs pisos vinílicos podem ser reciclados após seu uso, por isso são uma opção consciente para o meio ambiente.

Ao escolher um piso, é importante considerar o impacto ambiental de sua escolha. Nesse sentido, os pisos vinílicos são uma opção consciente para o meio ambiente, pois podem ser reciclados após seu uso.

Por outro lado, os porcelanatos são difíceis de reciclar devido ao método utilizado para a remoção (esmagamento). Cada partícula de argamassa precisaria ser removida para reutilizar o material, um processo que é impraticável para a maioria das pessoas. Portanto, a cerâmica geralmente acaba em aterros sanitários.

Além disso, a remoção do porcelanato pode ter um grande impacto ambiental na área em que foi instalado. Durante a quebra e remoção das peças, nuvens de poeira são geradas, prejudicando nossa respiração e quase impossíveis de evitar.

os pisos vinílicos são recicláveis e podem ser elaborados com material reciclado. Isso significa que você pode ter um piso limpo, sustentável e favorável a mudanças sem impactos negativos ao meio ambiente. Por isso, se você se preocupa com o impacto ambiental das suas escolhas, o piso vinílico é a escolha certa para você.

Porque a alta estabilidade do porcelanato pode ser o maior ponto fraco dele?

rigidez-ceramicaComo não há flexibilidade ou cedimento no piso cerâmico, ele é muito mais propenso a rachaduras e outros danos do que o piso vinílico.

O porcelanato é conhecido por sua alta estabilidade e resistência a mudanças ambientais. No entanto, essa mesma característica pode ser um ponto fraco, tornando-o mais propenso a rachaduras e outros danos do que o piso vinílico.

Se o revestimento cerâmico ficar comprometido, o reparo deve ser imediato, pois as bordas irregulares ou estilhaços podem ser uma ameaça à segurança, aumentando o risco de tropeços ou cortes profundos.

Por outro lado, o piso vinílico é flexível e absorve a força de quedas, tornando-o mais resistente a danos. Mesmo em usos comerciais pesados, ele é um material resistente e durável.

A tecnologia do piso vinílico permite absorver e dissipar a força, além de reduzir o som de objetos pesados caindo no chão. Por que correr o risco de ter peças quebradas em seu piso quando você pode instalar pisos vinílicos que parecem porcelanato, mas são mais resistentes a danos? Com o piso vinílico, você pode ter um piso elegante, durável e resistente a rachaduras e outros danos.

Por que avaliar o custo entre piso vinílico ou porcelanato pode ser relativo?

Vamos entender primeiramente uma coisa: O porcelanato pode ficar muito mais caro em diversos modelos e tamanhos, entretanto, é possível que o vinílico esteja em preço semelhante para algumas linhas.

Agora, se você avaliar todos os pontos deste artigo, é fácil compreender que mesmo se um piso vinílico estiver mais caro que uma alternativa em porcelanato ou cerâmica, ele será a opção mais inteligente e sustentável para seu projeto. Veja abaixo um comparativo resumido desses dois belos revestimentos:

Piso Cerâmico Benefício Piso Vinílico
Ampla variedade de cores
Beleza
Resistente a água
Não propaga chamas
Alta durabilidade
Conforto térmico
Conforto acústico
Instalação rápida e prática
Reciclável
Boa resistência à quedas
5/1o Resumo 10/10

Com a aparência e o estilo praticamente idênticos, escolher entre piso vinílico e porcelanato pode ser um desafio. No entanto, ao considerar a flexibilidade a reformas e a responsabilidade com o meio ambiente, o piso vinílico se destaca como a opção mais inteligente e sustentável.

Agora, depois de todas as informações que compartilhamos com você, temos certeza de que não há mais dúvidas em relação à escolha do seu piso perfeito. Então, não perca mais tempo e dê o primeiro passo em direção ao seu novo projeto preenchendo o formulário abaixo e solicitando um orçamento personalizado. A sua casa merece o melhor!

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

Por que a Ruffino é a sua parceira para escolher o seu vinílico?

Pporque somos a maior especialista do mercado nesse tipo de acabamento, e escolhemos trabalhar com ele por tudo que ele pode oferecer aos nossos clientes.

Como apaixonados por esse tipo de revestimento, acumulamos ao longo de mais de 10 anos de experiência números expressivos, como mais de 2 milhões de metros quadrados vendidos, disponibilização de mais de 40 modelos diferentes e mais de 300 canais de revenda espalhados por todo o Brasil.

Nossa missão é ajudar você a encontrar a linha perfeita para a sua casa, com elegância e requinte. Convidamos você a conhecer nossos projetos inspiradores e desfrutar de um café ou um chá enquanto viaja por nossas linhas.

O desafio de escolher entre piso vinílico ou porcelanato já terminou. Agora é só conhecer a expertise da Ruffino em pisos vinílicos de alto padrão e definir o projeto dos seus sonhos!

Artigos relacionados

🔝 Top 10 vantagens do piso vinílico em régua para sua obra

Transforme seus ambientes em verdadeiros oásis de estilo e funcionalidade com o piso vinílico! Não...

Leia mais
[ESPECIAL] Piso Vinílico: O guia completo para seu projeto!

Sabe aquela angústia e aquela aflição, você está ansioso para terminar a sua obra, mas o acabamento...

Leia mais
🔎 Piso vinílico e laminado: 5 semelhanças e 5 diferenças

Imagine que você finalmente conseguiu construir a casa dos seus sonhos, ou então, finalmente irá...

Leia mais