Piso vinílico ou porcelanato: descubra a melhor escolha agora

Está na dúvida entre piso vinílico ou porcelanato? Falta só esse componente para a sua casa ficar linda? Não se preocupe, você achou o post certo e não vai mais precisar ficar “rodando” até tomar sua decisão.

Há diversos aspectos fundamentais na escolha de um piso e isso com certeza não se restringe à estética. Por essa razão, preparamos um artigo bem instrutivo para você ir direto para a compra.

Então vamos lá? Não perca mais tempo e saiba escolher o melhor piso para o seu projeto. Descubra o que ninguém te contou sobre o que avaliar. Confira!

Afinal, quem vence esse concurso de beleza?

studio cemento (1)Pisos vinílicos já imitam com maestria pisos cerâmicos. Imagem Piso Vinílico Ruffino Studio Cemento. 
À medida que a tecnologia por trás do piso vinílico de luxo se desenvolve, fica mais difícil distingui-lo do porcelanato. A capacidade do vinílico está tão alta que a sua aparência está praticamente igual a do porcelanato.

Então o que diferencia duas belas participantes em um concurso de beleza? Se você pensou em desempenho, acertou em cheio!

Bem, isso é só para começar a conversa, tá? A partir de agora você saberá que para escolher bem, deve ir muito além da beleza e do estilo e avaliar outras qualidades fundamentais como:
  • durabilidade e estabilidade;
  • impacto ambiental;
  • aplicações;
  • custo.

Conforto e aconchego — até nos dias mais frios.

conforto termico2Os pisos vinílicos são atérmicos, por isso possuem uma excelente sensação ao toque, mesmo em dias frios.

Queremos o máximo do conforto e aconchego nos nossos cantinhos, não é mesmo? Nesse aspecto, o piso vinílico é inigualável e vai além de imitar com maestria o visual da madeira e proporciona uma experiência tátil única.

Nada melhor do que poder andar descalço na sua casa, até mesmo nos dias mais frios. Assim, oferecer o máximo de conforto é uma das grandes vantagens do vinílico sobre os porcelanatos. É um material muito aconchegante ao pisar e considerado atérmico, pois tem baixo coeficiente de transmissão de calor e garante menor variação, além de ser sutilmente macio.

Aplicações e instalações: qual o piso você quer ter daqui a 10 anos?

Ué? Porque essa pergunta? Você quer escolher o seu piso já, não é? Tudo bem, nós sabemos disso, mas vamos encontrar o “x” dessa história agora.

A sua casa é o seu bem-estar, é onde o seu sorriso brilha mais nos finais de semana, é onde você descansa, é onde você se distrai e quase sempre, ela gosta de mudar igual a você, sabia?

Sabe quando gostamos de cortar o cabelo para mudar o estilo, ou usar menos calças e mais vestidos para ficar sempre linda? Então, é nesse ponto que queremos chegar. Vamos refletir sobre o que você quer?
  • ter o mesmo piso para sempre ou poder trocar quando quiser?
  • mudar de forma fácil e barata ou quebrar tudo para instalar de novo?
  • aderir sempre às novas tendências ou ficar na mesma eternamente?
instalacao porcelanatoDiga adeus ao quebra-quebra na sua próxima reforma. 

A instalação e aplicação de piso vinílico ou porcelanato é bem diferenciada. Você pode querer dar um up na sua casa daqui a 10 anos ou até mesmo em 5 anos e verá uma diferença absurda na troca de acabamento.

A instalação do porcelanato é lenta, suja e barulhenta. O assentamento precisa ser realizado com argamassa, depois é necessário aguardar 72 horas para começar a aplicação dos rejuntes e então mais 3 dias para secagem e liberação da circulação. Já os pisos vinílicos de instalação clicada podem ser instalados rapidamente e liberar o ambiente para uso em menos de 4 horas.

O processo de corte e acabamento das peças de porcelanato também é bem complicado e suscetível a perdas, por esse motivo é recomendável a aquisição de 10% a 15% a mais de sobra. Nos pisos vinílicos, em uma paginação convencional, esse número chega ser de até 5% apenas.

Enquanto o porcelanato é caro, confuso e demorado para instalar e remover, o piso vinílico é extremamente fácil de instalar e, nos casos dos colados, substituir peça por peça. Ou seja, a sua casa terá sempre o seu estilo, sem transtorno, sem poeira de obra, sem demora e sem alto custo, entendeu?


Impacto ambiental: você já matou a charada de quem é reciclável e quem não é?

sustentávelOs pisos vinílicos podem ser reciclados após seu uso, por isso são uma opção consciente para o meio ambiente.

A resposta entre piso vinílico ou porcelanato está em seus ciclos de vida. O argumento é simples. Devido ao método utilizado para a remoção dos porcelanatos (esmagamento) este tipo de piso não é reciclável.

Para reutilizar o porcelanato, cada partícula de argamassa precisaria ser removida — um processo que não vale o tempo de ninguém — e, mesmo assim, você fica com pedaços quebrados bons apenas para preenchimento. Portanto, a cerâmica geralmente é apenas jogada em um aterro sanitário.

Além disso, a remoção desse revestimento impacta diretamente no ambiente da área em que foi colocado. Na quebra e remoção das peças formam-se nuvens espessas de poeira prejudiciais para nossa respiração e são quase impossíveis de evitar.

os pisos vinílicos são recicláveis e podem ser elaborados de material reciclado. Isso significa material limpo, sustentável e favorável a mudanças sem impactos negativos ao meio ambiente.

Porque a alta estabilidade do porcelanato pode ser o maior ponto fraco dele?

rigidez-ceramicaComo não há flexibilidade ou cedimento no piso cerâmico, ele é muito mais propenso a rachaduras e outros danos do que o piso vinílico.

A característica mais forte do porcelanato está com certeza em sua estabilidade. A umidade e as mudanças ambientais não afetarão o piso. Não vai expandir ou contrair.

No entanto, essa alta estabilidade do porcelanato também pode ser sua queda. Como não há flexibilidade ou cedimento no piso cerâmico, ele é muito mais propenso a rachaduras e outros danos do que o piso vinílico.

Caso um revestimento cerâmico fique comprometido, o reparo deve ser imediato. As bordas irregulares ou estilhaços ameaçam a sua segurança e aumentam o risco de tropeções ou, pior, de cortes profundos.

A flexibilidade do piso vinílico não significa que seja frágil, muito pelo contrário, é um material muito resistente e durável, inclusive sendo aplicado para usos comerciais mais pesados. 

A sua tecnologia permite absorver e dissipar a força (e o som!) da queda de alguns objetos pesados. Então, por que correr o risco de peças quebradas quando você pode instalar pisos vinílicos que parecem porcelanato?

Por que avaliar o custo entre piso vinílico ou porcelanato pode ser relativo?

Vamos entender primeiramente uma coisa: O porcelanato pode ficar muito mais caro em diversos modelos e tamanhos, entretanto, é possível que o vinílico esteja em preço semelhante para algumas linhas.

Agora, se você avaliar todos os pontos deste artigo, é fácil compreender que mesmo se um piso vinílico estiver mais caro que uma alternativa em porcelanato ou cerâmica, ele será a opção mais inteligente e sustentável para seu projeto. Veja abaixo um comparativo resumido desses dois belos revestimentos:

Piso Cerâmico Benefício Piso Vinílico
Ampla variedade de cores
Beleza
Resistente a água
Não propaga chamas
Alta durabilidade
Conforto térmico
Conforto acústico
Instalação rápida e prática
Reciclável
Boa resistência à quedas
5/1o Resumo 10/10

Ora, se em aparência e estilo eles são praticamente idênticos, por que não optar por algo mais flexível a reformas e respeitoso ao meio ambiente? Você ainda tem dúvidas? Temos certeza que não. Você chegou ao topo da sua escolha e descobriu a plenitude do seu projeto! Solicite agora um orçamento preenchendo o formulário abaixo.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

Por que a Ruffino é a sua parceira para escolher o seu vinílico?

A Ruffino é simplesmente a maior especialista do mercado em acabamentos de pisos vinílicos. Nós escolhemos trabalhar com esse material de alto padrão por tudo que ele proporciona aos nossos clientes.

Sim, nós somos especialistas apaixonados por esse tipo de acabamento e já acumulamos números expressivos ao longo de mais de 10 anos de experiência com:
  • mais de 2 milhões de metros quadrados vendidos;
  • disponibilização de mais de 40 modelos diferentes; e
  • mais de 300 canais de revenda espalhados por todo Brasil.

Pronto! O artigo acabou, mas a sua jornada só começou. Prepare-se para suspirar e se inspirar com os projetos lindos que temos para você. Convidamos você para tomar um cafezinho agora ou um ótimo chá para viajar em nossas linhas e encontrar a perfeita para a sua casa.

O desafio entre piso vinílico ou porcelanato terminou. Agora é só você conhecer a elegância e o requinte de nossas linhas de alto padrão e definir o seu projeto!

Artigos relacionados

🔎 Piso vinílico e laminado: 5 semelhanças e 5 diferenças

Na hora de decidir o revestimento para sua obra é natural que você afunile suas opções e se depare...

Leia mais
[ESPECIAL] Piso Vinílico: O guia completo para seu projeto!

Sabe aquela angústia e aquela aflição, você está ansioso para terminar a sua obra, mas o acabamento...

Leia mais
🤩 Piso vinílico de cimento queimado: alie visual ao conforto

Os revestimentos são itens muito importantes na decoração de qualquer ambiente. Dependendo do...

Leia mais