Piso vinílico clicado ou colado — saiba fazer a escolha certa

Se você está procurando por uma forma fácil e eficaz de transformar o visual da sua casa, o piso vinílico é a resposta. Com sua beleza inigualável, resistência e conforto, é uma escolha inteligente para a sua obra ou reforma.

Mas com tantas opções no mercado, como escolher o tipo certo de piso vinílico para o seu projeto? É aí que entram o piso vinílico clicado e o piso vinílico colado - as duas principais opções disponíveis no mercado.

Conheça as semelhanças e diferenças entre os dois tipos e as características de cada um antes de escolher o revestimento para sua casa.

Sumário
PISO VINÍLICO CLICADO OU COLADO: INSTALAÇÃO
    — Cuidados na instalação  
PISO VINÍLICO COLADO OU CLICADO: FLEXIBILIDADE
   — Limpeza
PISO VINÍLICO CLICK OU COLA: ESPESSURA
   — Manta IXPE

PISO VINÍLICO CLICADO OU COLADO: INSTALAÇÃO

Antes de iniciar uma obra ou fazer reformas sempre vem aquele pensamento de que dará uma trabalheira. Tudo ficará uma bagunça e um rastro de sujeira que demorará semanas para se livrar, certo?

No caso dos pisos vinílicos, não! A facilidade de instalação dispensa diversas etapas comuns em obras e reformas tradicionais que não acontecem com a aplicação desse revestimento.

Os revestimentos evoluíram muito nas últimas décadas. Gradualmente a tecnologia trouxe novidades que facilitam o dia a dia, sobretudo para não precisar daquele quebra-quebra das obras, que gera muita bagunça, sujeira e estresse, não é mesmo? Além disso, outra grande vantagem é a rapidez com que é possível trocar todo o piso para ter um ambiente totalmente repaginado.

Uma das possibilidades mais práticas é investir em piso vinílico de encaixe clicado. Como o próprio nome já sugere, essa categoria de piso é como um quebra-cabeça, em que basta ir colocando as peças para montar — sem precisar de qualquer tipo de cola, argamassa ou outro recurso para fixá-lo.

O sistema de instalação de encaixe agiliza o serviço e a colocação de peças faz um “click”, daí o nome do piso.

Ao contrário do piso clicado, o piso vinílico colado necessita de adesivo para realizar sua fixação. A versão colada também demanda um contrapiso perfeitamente nivelado e liso para que a superfície fique plana após a sua instalação.

Por mais que a instalação dos pisos colados também seja rápida, antes da primeira limpeza, é recomendável aguardar por até 7 dias para que o adesivo seque totalmente.

Como funcionam apenas com o encaixe das peças, nas linhas com o sistema de click é possível caminhar no seu novo piso imediatamente após instalação e fazer a instalação de móveis.

Cuidados na Instalação

Tanto o piso vinílico colado quanto o clicado devem sempre ser instalados por profissionais capacitados, visto que cada um deles possuem seus cuidados específicos.

Enquanto o piso colado demanda a utilização de ferramentas profissionais, como uma desempenadeira correta e rolo compressor para finalização, o piso vinílico clicado necessita de espaço de dilatação em todo perímetro e, é claro, cuidados na hora do encaixe para não quebrar o click.

Apesar de existirem tecnologias de última geração como o Click Unift® que suportam até 4.000 kg/m² de estresse horizontal, o instalador precisa ter cuidado ao manusear as peças para não danificar o encaixe instalando de maneira incorreta ou, até mesmo, armazenando de maneira errada.
SPC click-altÉ sempre recomendável armazenar as caixas dos pisos vinílicos na horizontal para não ocorrer deformações nas peças. Essa prática é ainda mais importante no caso dos pisos clicados para não haver risco de quebra do sistema de encaixe por conta de armazenagem inadequada.

Aliás, ao escolher seu piso clicado, é importante estar atento para a tecnologia de encaixe, afinal estamos falando de um produto de alto valor agregado. Você não quer arriscar perder todo seu investimento por conta de um detalhe desse, não é mesmo?

Tenha preferência por tecnologias patenteadas como o Click Unifit ® utilizados nos pisos da Ruffino Acabamentos que apresenta alta resistência a pressão horizontal, vertical e para rodinhas de cadeira de escritório. Confira os testes no vídeo abaixo: 

 

PISO VINÍLICO COLADO OU CLICADO: FLEXIBILIDADE

Casa Cor GO Quarto Be Blue - Fernanda Gemus - Macadâmia (2)

O piso vinílico é sinônimo de beleza e sofisticação. Além de deixar os ambientes mais aconchegantes e elegantes, ainda tem o fato de ter mais funcionalidade. O revestimento está disponível em diversas tonalidades e padrões, desde cores mais claras até médias e escuras.

Portanto, não precisa se preocupar se o revestimento combinará com a decoração, com certeza terá uma opção disponível.

Quer criar uma paginação diferenciada e ousada? Nesse caso, o piso vinílico colado é a escolha certa. Com infinitas possibilidades de paginação, você pode criar uma aparência personalizada e exclusiva para o seu espaço.

A instalação prática do piso vinílico de encaixe click, no entanto, vem com um preço: você perde a possibilidade de ousar em uma paginação diferente da tradicional. Caso você deseje uma instalação em espinha de peixe, chevron ou outros recortes especiais, a sua escolha estará restrita aos pisos colados que permitem infinitas possibilidades de paginação.

Limpeza

limpeza-piso-vinilicoAssim como em outros modelos de piso vinílico, o clicado também tem cuidados práticos para mantê-lo limpo e sempre em bom estado. A limpeza pode ser realizada no dia a dia de maneira bem simples, pois é só varrer para tirar o pó e a sujeira e depois passar um pano levemente úmido — que pode ter um pouco de detergente neutro ou não, fica a seu critério.

Após esses primeiros passos, é só passar um pano seco por cima e o seu piso estará limpo e brilhante. Também não há necessidade aplicar produtos químicos e abrasivos que possam danificar a superfície do revestimento. Assim, com esses cuidados seu piso estará sempre com o aspecto novo.

Entretanto, os pisos clicados não podem ser lavados, por isso não é recomendável sua utilização em ambientes úmidos, como cozinhas ou banheiros. Para esses casos, o piso colado é a escolha certeira.

PISO VINÍLICO CLICK OU COLA: ESPESSURA

nobile click verona 5mmPiso Vinílico Click 5 mm SPC — Nobile Verona.

Por fim, um ponto que você precisa estar atento na escolha do seu próximo revestimento está nas espessuras disponíveis de cada categoria de instalação. Enquanto os pisos colados variam de 2 mm a 3 mm, os pisos clicados ficam entre 4 mm e 5 mm.

É importante avaliar a espessura do revestimento escolhido e identificar se será necessário realizar ajustes nas portas para não sobrar e nem faltar espaço para ela se movimentar adequadamente.

Manta IXPE

Todos os pisos clicados da Ruffino Acabamentos já contam com uma manta IXPE de 1 mm no verso de cada régua tornando sua instalação ainda mais prática, rápida e segura.
SPC IXPE-altO IXPE possui uma estrutura celular fechada, com taxa de absorção de água inferior a 0,01g/cm³. Isso mantém seu ambiente livre de maus cheiros causados por acúmulo de umidade.

O IXPE, diferente do EVA, é irradiado por um feixe de elétrons de alta energia que protege a manta contra o crescimento de mofo, bolor e bactérias nocivas.

Se você conferiu todo o nosso artigo, é bem provável que esteja considerando o piso vinílico como uma solução para sua casa, empresa ou mesmo apenas algum ambiente.

Definitivamente, é uma escolha inteligente, mas que só terá os melhores resultados se você contar com um produto com a máxima qualidade, como os vendidos pela Ruffino Acabamentos.

Preencha o formulário abaixo e solicite agora um orçamento para sua obra.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

Por que contar com a Ruffino?

Com mais de 10 anos de experiência no mercado de pisos vinílicos, somos uma empresa especialista em revestimentos elegantes e duráveis. Não acreditamos em soluções únicas para todos, e é por isso que oferecemos modelos em concepções distintas que podem se adequar de acordo com sua necessidade e estilo.

Somos a escolha de muitos dos mais renomados profissionais de arquitetura, design e decoração, e estamos orgulhosos de ter ajudado a transformar muitas casas em lares elegantes e sofisticados. Nosso compromisso é fornecer não apenas produtos de qualidade excepcional, mas também atendimento ao cliente de primeira classe.

Queremos que você se sinta valorizado e ouvido em cada etapa do processo de escolha do seu novo piso vinílico. Por isso, conte com a Ruffino Acabamentos para encontrar o revestimento perfeito para sua casa. Juntos, podemos criar um ambiente que é verdadeiramente seu, refletindo sua personalidade e estilo único.

Entre em contato conosco hoje para começar a transformação da sua casa em um lar elegante e acolhedor.

Artigos relacionados

Painel ripado: conheça a opção mais prática do mercado

Imagine entrar em um ambiente e ser recebido por uma decoração moderna, elegante e sofisticada.

Leia mais
🛠️ Como colocar piso vinílico [COM VÍDEOS🎥]

Deixar o nosso ambiente mais bonito e funcional é sempre uma boa ideia, não é verdade? Não importa...

Leia mais
Painel ripado para sala: 10 ideias de como utilizar

Você já parou para pensar em como a decoração de uma sala pode influenciar no seu humor e...

Leia mais