Como colocar piso vinílico [COM VÍDEOS]

Deixar o nosso ambiente mais bonito e funcional é sempre uma boa ideia, não é verdade? Não importa se o imóvel é residencial ou comercial: utilizar revestimentos de boa qualidade e com elevado padrão estético é sempre uma escolha inteligente. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo mostrando como fazer a instalação do piso vinílico.

T=É um artigo que está ganhando bastante espaço no mercado atual, visto que une características notáveis, como boa durabilidade, facilidade na instalação, variedade de padrões e excepcional custo-benefício. E aí, ficou interessado? Então, continue sua leitura e aprenda mais sobre o material!

O conteúdo é bem completo, então segue abaixo um resuminho para te guiar para parte que você deseja:


Sumário
5 DICAS PARA NÃO ERRAR NA INSTALAÇÃO
   1. Compre material de alta qualidade.
   2. Adquira modelo adequado ao local.
   3. Prepare corretamente o contrapiso
   4. Verifique umidade ascendente ou residual.
   5. Contrate instaladores qualificados.
EM QUE TIPO DE SUPERFÍCIE POSSO INSTALAR PISO VINÍLICO?
   — Posso instalar piso vinílico sobre assoalho de madeira?
   — Superfícies não permitidas
   — Posso instalar piso vinílico em cima de cerâmica?
   — Superfícies permitidas
COMO INSTALAR PISO VINÍLICO PASSO A PASSO
   — Aclimatação
   — Materiais necessários
   — Limpeza
   — Paginação
   — Marcação do eixo
   — Recorte
COMO INSTALAR PISO VINÍLICO COLADO
COMO INSTALAR PISO VINÍLICO CLICADO
COMO INSTALAR RODAPÉS DE POLIESTIRENO
   — Como cortar rodapés de poliestireno
   — Como instalar rodapé com bucha T
   — Como instalar rodapé com cola
FINALIZAÇÃO DA OBRA


Afinal, o que é o piso vinílico?

Os pisos vinílicos são considerados produtos de alto padrão, fabricados com plastificantes, cargas minerais e seu componente principal, o vinil. É um material extremamente resistente, reciclável e com grande beleza estética, perfeito para compor o design de casas, apartamentos, escritórios, empresas, lojas, estandes e assim por diante.

Quando comparado com os outros revestimentos disponíveis no mercado, o piso vinílico ganha muito destaque, até mesmo por ser considerado sustentável, visto que gera impactos mínimos ao meio ambiente. Surpreendentemente, é uma alternativa acessível, custando menos do que muitos de seus concorrentes, como mármore, madeira e porcelanato.

Quais as vantagens do piso vinílico?

Não é à toa que o piso vinílico está ganhando tanto espaço no mercado. Hoje em dia a maioria das pessoas não aceita esperar muito e não tem tempo para nada. O material conta com uma característica notável e muitíssimo desejável: sua rapidez na instalação, que não demanda aquele terrível quebra-quebra de obras e tampouco gastos excessivos.

Como se isso não fosse suficiente, sua manutenção após colocado é bem simples. Não acumula sujidades facilmente e é hipoalergênico. Para limpar, um pano e detergente neutro diluído em água são suficientes. Além disso, em caso de um eventual acidente, basta fazer a troca das placas ou réguas danificadas.

Por isso, apontaremos alguns dos erros que você não pode cometer na instalação. Confira.

5 DICAS PARA NÃO ERRAR NA INSTALAÇÃO

1. Compre um material de alta qualidade.

Um dos maiores erros que você não deve cometer quando decidir por usar um piso vinílico começa antes mesmo da instalação e consiste em comprar um material de baixa qualidade. Com isso, você até pode seguir todas as outras dicas abaixo e tomar o máximo de cuidado, mas invariavelmente você terá problemas com a durabilidade e o resultado final da sua obra.

Lembre-se, você está adquirindo um revestimento para durar vários e vários anos em seu ambiente. Diante de tal realidade, o mais recomendável é sempre apostar em marcas reconhecidas e com boa credibilidade no mercado, como a Ruffino Acabamentos. Os diferenciais se fazem presentes desde a fabricação, com processos mais limpos e sustentáveis, dando origem a um revestimento de alto padrão, com um custo-benefício excepcional.

2. Adquira o modelo adequado ao local.

Como você já pôde observar, o piso vinílico é um material repleto de qualidades e conta com excelente padrão de durabilidade quando usado adequadamente. No entanto, para experimentar os melhores resultados, você precisará escolher o modelo correto, com especificações em sintonia com o local de instalação.

Em termos de classes de uso, por exemplo, temos os residenciais ou comerciais, em diversos níveis de tráfego. O design pode ter paginação sequencial ou livre, enquanto o formato consegue ser modular, com placas e réguas, ou monolítico, em mantas. Já na aplicação, o piso vinílico pode ser colado ou clicado, onde as peças são fixas por um sistema de encaixe-clique.

Ou seja, nada de instalar um piso residencial num ambiente comercial.

3. Prepare corretamente o contrapiso.

Os pisos vinílicos são flexíveis e resilientes, isto é, eles irão se adaptar e se moldar conforme o contrapiso que estiver embaixo. Dessa forma, a beleza do seu piso instalado depende diretamente da qualidade e regularidade do contrapiso.

Se houver qualquer ondulação ou irregularidade no contrapiso, ela será “transferida” para o revestimento após a instalação, ficando aparente no piso instalado. Esse comportamento também é comumente chamado “efeito fotografia” e pode demorar até algumas semanas após a instalação do piso vinílico para se manifestar por completo.

Por isso é muito importante que você prepare seu contrapiso para deixá-lo plano e livre de qualquer imperfeição. O desnível máximo permitido é de até 3 mm, em relação a uma régua plana, entre dois pontos distantes entre si em 2 metros lineares.

Também é muito importante realizar a obra com uma massa industrializada. Somente assim você terá a garantia que seu contrapiso possui a resistência à tração e resistência à compressão adequadas para o piso vinílico.

Misturas artesanais estão fora das normas de aplicação do produto, pois não terão o desempenho eficaz. Elas podem causar desplacamentos do contrapiso se não tiver a resistência à tração correta. Pior ainda, elas podem não aguentar o peso dos móveis e começar a ceder, causando mossas/marcas que ficarão aparentes caso a massa não tenha resistência a compressão necessária.

4. Verifique umidade ascendente ou residual.

Um dos erros mais comuns na instalação do piso vinílico é não se atentar a umidade do local. O piso vinílico, mesmo de instalação clicada, não pode ser instalado se houver umidade no contrapiso igual ou superior a 2,5%.

A umidade residual ocorre quando a construção do contrapiso é muito recente e a água da mistura ainda não teve tempo de evaporar de maneira completa.

Via de regra, o tempo de cura de um contrapiso novo é de cerca de uma semana para cada centímetro de espessura. Esse número pode variar conforme os materiais utilizados e condições climáticas de temperatura e umidade.

Para ter certeza de que não há umidade no seu ambiente, você pode realizar a medição de umidade de três maneiras diferentes:
  • Método digital: utilizando um medidor por radiofrequência, coloque o aparelho em uma parte plana do contrapiso. A interpretação da leitura deve seguir a tabela inscrita no aparelho.
  • Método do Carbureto de Cálcio: Mais difícil de ser aplicado. Devem ser retiradas amostras do contrapiso e colocadas dentro de um aparelho de medição, onde ocorre uma reação química e o aparelho faz a leitura da quantidade de água.
  • Método Manual: Coloque um plástico no contrapiso com fita adesiva em toda sua extremidade e aguarde no mínimo 24 horas. Se após esse período o plástico apresentar pequenas gotas de água ou escurecimento da superfície, há indicação de que o contrapiso possui umidade.

Para todos os métodos é recomendado a medição em vários pontos da obra para confirmação do resultado obtido.

Já a umidade ascendente ocorre em pavimentos térreos onde não foi realizado barramento de vapor de umidade.

Esse procedimento é sempre obrigatório em pavimentos térreos, pois a mensuração da umidade varia conforme as condições climáticas do momento. Em épocas mais secas do ano o medidor pode não acusar umidade no ambiente, mas tão logo comece o período de chuvas essa situação se alterará.

Não se preocupe, existem soluções específicas no mercado para deixar seu ambiente prontinho para receber seu tão sonhado piso vinílico, mesmo que em piso térreo.

Atenção, impermeabilizantes de piscina ou caixa d’água não são adequados para barramento de vapor de umidade ascendente. Por isso recomendamos sempre o uso de produtos de marcas reconhecidas como ‘Mapei Planiseal VS’ ou ‘primer RU quartzolit’ sendo soluções específicas para barramento de vapor de umidade.

5. Contrate instaladores qualificados.

Por último, o erro dos erros na instalação do piso vinílico é apostar em instaladores sem a devida qualificação para o serviço. Logicamente, contar com um profissional especializado pode custar um pouco mais caro, mas encare isso como um investimento, visto que o revestimento ficará no seu ambiente por anos ou mesmo décadas.

Suas chances de sucesso e satisfação serão muito superiores com uma equipe capacitada e ferramentas adequadas, pois os instaladores estarão habituados às características do material e com as melhores marcas. Além disso, também identificarão antecipadamente algum problema nas condições do contrapiso, realizando os ajustes necessários.

EM QUE TIPOS DE SUPERFÍCIES POSSO INSTALAR PISO VINÍLICO?

Antes de descobrir como colocar piso vinílico é preciso assegurar que a base do contrapiso está apta para receber a preparação.

Posso instalar piso vinílico sobre assoalho de madeira?

Não! Não é possível instalar piso vinílico sobre laminado e nem em nenhum outro tipo de superfície que possa se movimentar com o tempo, como madeira, carpetes e outro piso vinílico.

Em todos esses casos é obrigatório que você faça a remoção do revestimento antigo e realize uma nova preparação com argamassa industrializada.

Se a rapidez de instalação é algo que você precisa, opte por uma argamassa espatulada de secagem ultrarrápida. Recomendamos ‘Mapei Planiprep SC’ ou ‘prepara pro quartzolit’ que prometem secagem em menos de 1 hora entre demãos e de até 3 horas para assentamento do vinílico.

As massas de preparação espatuladas precisam de lixamento entre demãos e também antes da instalação do piso vinílico. Elas podem corrigir buracos e fazer rampas de até 25 mm.

Agora, se você tem um ambiente com desnível superior a 25 mm, ou quer ter a certeza de uma superfície perfeitamente plana, sem a necessidade de lixamento, utilize de uma argamassa autonivelante. Recomendamos o uso do ‘Mapei Ultraplan ECO’ ou ‘nivela rápido quartzolit’.

Mas atenção, autonivelantes necessitam da aplicação de primer no contrapiso antes da sua utilização. Sempre consulte o manual de instalação do fabricante da argamassa para a utilização correta dos produtos.

Superfícies não permitidas

Para não ter erro, aqui vai uma lista de superfícies não permitidas para instalação do piso vinílico:
  • Qualquer piso de madeira: pisos laminados, tacos dentre outros que possam sofrer dilatação deverão ser removidos e uma nova base deve ser preparada.
  • Cimento queimado: tal contrapiso deverá ser apicoado ou preparado com um primer para posterior preparação da base.
  • Pedras ou cerâmicas com juntas maiores que 5 mm: deverão ser removidas e uma nova base deverá ser feita.
  • Outros pisos vinílicos (mantas, LVT): deverão ser removidos e preparada uma nova base.
  • Pintura acrílica ou epóxi.
  • Pisos com adesivo betuminoso (“cola preta”): deverá ser completamente removido.
  • Áreas externas.

Posso instalar piso vinílico em cima de cerâmica?

Sim, o piso vinílico pode ser instalado sobre porcelanato, cerâmica, pedras e qualquer outra superfície que esteja firme e não tenha risco de se movimentar com tempo, desde que tenham rejuntes inferiores a 5 mm. Veja abaixo como colocar piso vinílico sobre cerâmica:

Em primeiro lugar, verifique se há peças soltas ou trincadas batendo com o cabo de um martelo. Se o som produzido for “oco”, esta peça deve ser removida antes de continuar com a preparação.

Depois, assegure-se que não há umidade ascendente e nem umidade residual. Se for necessário, realize o barramento de vapor de umidade no local.

Agora, você já pode proceder com a preparação do contrapiso, utilizando uma massa de preparação espatulada, como o ‘Mapei Planiprep SC’ ou ‘prepara PRO quartzolit’ ou ainda com autonivelantes como ‘Mapei Ultraplan ECO’ ou ‘nivela rápido quartzolit’.

Importante! Fique atento para a necessidade de aplicação de primers antes da argamassa de regularização. Via de regra, em superfícies polidas, como porcelanato ou mármore é obrigatória sua utilização. Para ter certeza, consulte o manual de instalação da argamassa utilizada.

Outras superfícies permitidas

Você também pode instalar o piso vinílico sobre outras superfícies, tais como:
  • Cimentado: desempenado ou laje de concreto.
  • Mezanino: Apenas se estiver totalmente travado e nivelado, com painel wall, placa cimentícia ou laje de concreto.
  • Piso Aquecido: Temperatura permitida de no máximo 27 °C.

PASSO-A-PASSO COMO INSTALAR PISO VINÍLICO

Agora que você já viu como deixar seu contrapiso regularizado para receber o piso vinílico, vamos concluir nosso conteúdo, trazendo algumas dicas de como fazer a instalação do piso vinílico.

Você verá ser um revestimento extremamente prático e simples de ser colocado, desde que algumas medidas estratégicas sejam adotadas. Veja, a seguir, quais são elas:

Aclimatação

Os pisos vinílicos, como qualquer outro material, naturalmente dilatam e contraem conforme a temperatura.

Por esse motivo, nos pisos de instalação clicada (flutuante), é preciso deixar um espaço de dilatação de 5 mm a 8 mm da parede para que o piso possa “respirar” (dilatar e contrair) sem obstáculos. Mas não se preocupe, pois esse espaço será coberto posteriormente pelos rodapés.

Dessa forma, por possuírem essa característica, é sempre recomendável aclimatar o revestimento, inclusive os de instalação colada, por 24 horas no ambiente antes de ser instalado.

Para aclimatar piso vinílico, retire as réguas de dentro da caixa e espalhe-as no local de instalação. A temperatura média do ambiente deve estar obrigatoriamente entre 15° a 27 °C, inclusive no momento da instalação.

Além disso, as caixas e as peças devem ficar acomodadas em áreas limpas e planas na posição horizontal para evitar que as réguas sofram deformidades.

Separe os materiais e equipamentos.

No dia da instalação, o primeiro passo consiste em separar os materiais e ter os equipamentos adequados. Se você contratou instaladores especializados e de qualidade, fique tranquilo, pois eles já estão com as ferramentas necessárias. Caso contrário, você terá que fazer algum investimento na aquisição de determinados itens. É preciso estilete, trena, esquadro, giz ou lápis.

Nos modelos encaixados, não será preciso usar nenhum tipo de cola, já que cada placa será colocada diretamente na base. Já para os colados, você deverá contar, por exemplo, com uma desempenadeira dentada, adequada para piso vinílico, luvas e um rolo compressor manual.

Limpeza do contrapiso

Feita a conferência de contrapiso, assim como a identificação e correção das irregularidades, faça a limpeza com vassoura ou aspirador de pó, removendo por completo as partículas que estejam eventualmente soltas pela superfície.

É muito importante que não tenha pó ou detritos antes da aplicação do adesivo e instalação do revestimento.

Paginação

Com as ferramentas em mão e contrapiso limpo, é hora de definir a paginação do ambiente.

Para começar, meça todo o local a ser revestido, inclusive contornos irregulares, e calcule a área. Para aproveitar ao máximo de seu revestimento, e evitar perdas e recortes estreitos, nesse momento já defina a paginação das réguas.

Os pisos de instalação clicada devem sempre ser instalados desencontradamente, amarrada, sendo que a primeira régua da segunda fileira deve estar alinhada ao meio (1/2) ou a 2/3 da régua da primeira fileira.

Já nos pisos em régua de instalação colada, você tem a liberdade de criar e fazer a instalação de diversas maneiras diferentes, utilizando, por exemplo, uma paginação espinha de peixe ou Chevron.

Nos pisos colados quadrados, você ainda pode optar por uma instalação tradicional alinhada, sem amarração alguma.

Nessa etapa é muito importante prestar atenção aos desenhos das réguas para evitar que duas réguas de mesmo padrão sejam instaladas uma ao lado da outra.

Marcação do eixo

Com a definição do sentido de distribuição das placas, marque o eixo de início da instalação com giz de linha ou lápis auxiliado por uma régua de metal.

Para marcar o eixo, tome como base a parede de início da instalação, conforme paginação. Meça a largura da régua e trace uma linha paralela à parede, no mínimo 10 cm maior que essa largura.

Disponha o produto (ainda sem adesivo ou sem encaixar) até a parede. Meça o espaço que sobrou e, caso necessário, desloque o ponto inicial da instalação.

Para o perfeito encaixe dos pisos clicados e boa aderência do adesivo nos pisos colados, não tenha recortes de peças com pedaços menores que 20 cm de comprimento e 10 cm de largura.

Recorte dos pisos

Distribua réguas soltas sobre as últimas peças instaladas próximas às paredes, encoste-as na parede e com um estilete copie os recortes.

Dobre a régua para trás, corte a sobra com o estilete e encaixe no espaço correto. Repita este procedimento ao longo de todas as paredes.

Nas quinas, faça o risco para copiar uma régua e depois mude a régua de lugar sem mudar a sua posição para copiar a outra parede.

Para recortar as réguas, utilize o estilete profissional, sempre com a ajuda do esquadro, para obter um corte perfeito. Risque com o estilete a linha do corte e então, efetue uma ligeira pressão para quebrar a régua na linha marcada.

Caso queira um acabamento mais preciso e profissional, utilize uma guilhotina para cortes de pisos vinílicos e laminados.

COMO INSTALAR PISO VINÍLICO COLADO

Agora que você já definiu a paginação do seu ambiente, é hora de começar de fato a instalação do seu piso vinílico colado.

Certifique-se que você adquiriu uma cola de qualidade e específica para pisos vinílicos em régua (LVT), para não causar danos irreversíveis ao produto e a perda da garantia do seu revestimento. O seu piso instalado se torna uma peça única pelo conjunto da preparação de contrapiso, do adesivo utilizado e da mão de obra aplicada.

Não aconselhamos a utilização de cola de contato, por conta da inflamabilidade e abrasividade. Recomendamos as colas específicas para piso vinílico em régua como ‘Mapei Ultrabond 4 LVT’ ou ‘adesivo ULTRA quartzolit’ que irão garantir a perfeita estabilidade dimensional do seu revestimento ao longo dos anos.

Comece aplicando o adesivo em uma área pequena, para não correr o risco da cola secar e perder a aderência (“tack”) com o revestimento. Os movimentos devem ser circulares, com cuidado para não utilizar adesivo em excesso.

Após a aplicação do adesivo deve-se observar o tempo de secagem, que variam conforme o fabricante e condições do ambiente, como temperatura e umidade do ar.

Os adesivos devem ser aplicados com uma desempenadeira com dentes estreitos e profundos, para que a cola fique com no mínimo 1 mm de espessura. Recomendamos a utilização da espátula dentada Mapei N1 ou similar.

Desempenadeiras com dentes mais finos que o recomendado podem causar aplicação insuficiente e consequente descolamento do revestimento.

Já desempenadeiras com dentes mais largos podem causar excesso de adesivo (baixo rendimento) e, também, o transpasse das marcas dos dentes para a superfície do revestimento após a secagem (efeito fotografia).

Ao finalizar sua obra, é fundamental que você pressione o revestimento instalado para garantir que o adesivo transfira de maneira homogênea em toda a extensão das peças. Dessa forma elas ficarão bem aderidas ao contrapiso, evitando o levantamento de topos.

É possível fazer essa pressão no revestimento aplicando força em uma peça de madeira revestida com carpete, mas o ideal é utilizar um rolo compressor de 50 kg. Com o rolo compressor, você irá assegurar que aplicou a pressão adequada em todo ambiente e não deixou escapar nenhum ponto.

COMO INSTALAR PISO VINÍLICO CLICADO

O piso vinílico clicado é um produto muito prático, com sistema click de encaixe que dispensa cola e mantas acústicas. São de instalação silenciosa, limpa e muito rápida. Após a finalização, já é possível circular no ambiente! Na Ruffino Acabamentos, os pisos clicados estão disponíveis nas linhas Nobile SPC e Sofisticato SPC e já contam com uma manta acústica IXPE de 1 mm.

Para sua instalação, a primeira fileira de réguas deve ser colocada da esquerda para direita, com o lado macho virado para a parede.

É recomendado deixar um afastamento entre 5 mm e 8 mm em todo o perímetro do ambiente, inclusive em pilastras, batentes e soleiras, para que seu revestimento possa dilatar e retrair sem dificuldade. Não se preocupe, pois esse espaço será coberto pelo rodapé ao término da instalação.

Posicione a régua a ser instalada a 30° sobrepondo-se o encaixe macho na fêmea da peça já instalada e abaixe-a até que a junção se complete. Sempre comece a instalação pela parte frontal (lado curto), somente depois pela lateral (lado longo).

Primeiramente é feita uma fileira instalando a parte frontal da nova régua ao final daquela já instalada, iniciando-se uma nova fileira. Na sequência, ocorre o encaixe lateral. 

Por último, atente-se para a necessidade de utilização de perfis de dilatação a cada de 10 metros lineares, como corredores e grandes ambientes integrados. Para áreas superiores a 100 m², é importante analisar o ambiente para melhor posicionar o uso de perfis.

COMO INSTALAR RODAPÉS DE POLIESTIRENO

Depois da colocação do piso vinílico nos ambientes escolhidos para receber um material tão nobre, chegamos a uma etapa relevante da finalização, que consiste na instalação de acabamentos e rodapés. Logicamente, eles devem seguir o padrão do projeto escolhido por você, mas não se esqueça de que é uma etapa fundamental para a finalização.

Os pisos vinílicos, por ficarem a uma distância menor que 1 cm da parede, permitem uma maior versatilidade de rodapés, como os da linha Verstatile Slim que possuem 10 mm de espessura.

Para instalar os rodapés, primeiro verifique se a parede está limpa, seca, plana e com reboco firme. O local da aplicação também deve estar livre de óleo e umidade, pois podem interferir na aderência da cola.

Remova excessos de materiais de construção que possam obstruir o encosto do rodapé e das guarnições junto as paredes. Verifique a possibilidade de passagem de canos antes de iniciar a instalação.

Como cortar o rodapé

Para cortar os rodapés, você precisará de uma serra meia esquadria, regulada conforme o ângulo de corte a ser utilizado.

Ajuste o perfil no local de corte e baixe a serra em um movimento rápido, isso evitará que o rodapé derreta na lateral e tenha que repetir a operação.

Para um acabamento perfeito nas emendas entre barras e cantos, o corte deve ser realizado em meia esquadria em um ângulo de 45 °C. Em cantos de paredes uma das barras deve ser cortada invertida para que se encaixe na outra.

Como instalar rodapé com bucha-T

Alguns modelos de rodapés permitem a instalação com bucha T. Abaixo o passo-a-passo para esse tipo de instalação: 
  1. Corte um pedaço do rodapé com 10 cm para servir de gabarito. No verso da peça onde existe uma canaleta (para o encaixe da bucha), faça um furo atravessando até o outro lado da barra.
  2. Encoste o gabarito no local a ser instalado, certificando que ele esteja bem alinhado com o piso, com um lápis faça a marcação na parede a cada 40 cm, através do furo.
  3. Fure a parede nas marcações efetuadas e insira a bucha “T” com ajuda de um martelo, coloque um prego sem cabeça na bucha “T” para fixar melhor.
  4. Passe de um a dois cordões de cola ou silicone (silicone PU ou Selante acrílico branco) no verso da barra de forma contínua em toda a sua extensão. Em seguida encoste a barra no local a ser fixo e com cuidado vá pressionando até encaixar nas buchas.
  5. Para as emendas das barras, use uma bucha cortada de forma que fique como um guia para melhor alinhar as duas barras, para ficar apoiadas na mesma bucha. Para minimizar possíveis trincas nas emendas, pode-se utilizar cola instantânea no topo das barras.

Como instalar rodapé com cola?

Os rodapés também podem ser instalados utilizando apenas cola ou silicone. Recomendamos a utilização de produtos específicos para esse fim como a Mapei Ultrabond Eco 575.

Para instalar, passe de um a dois cordões do adesivo no verso da barra do rodapé, de forma contínua até o final da peça. Em seguida, encoste a barra no local a ser fixo e movimente com cuidado a peça até a posição desejada.

Para melhor acabamento nas junções, faça retoques finais utilizando selante acrílico branco a base de água. A limpeza dos excessos deve ser realizada com pano úmido antes de secar a massa.

FINALIZAÇÃO DA OBRA E LIMPEZA

Ao término da instalação você deve limpar a superfície do piso com um pano levemente umedecido.

No caso dos pisos colados, a primeira limpeza deve ser feita 5 dias após a sua instalação, de modo a proporcionar a perfeita secagem da cola.

A limpeza frequente melhora a aparência do produto, aumenta sua durabilidade e reduz os custos de conservação.

Na manutenção habitual, utilize vassoura, aspirador de pó e um pano umedecido com detergente neutro diluído em água. Não utilizar solventes e derivados de petróleo, que agridam a superfície do piso.

Também é recomendado não deixar que líquidos, que ocasionalmente caiam sobre o piso, escorram para debaixo do rodapé, evitando-se sua infiltração.

Pronto! Se você chegou até aqui, você já sabe como fazer a instalação do piso vinílico! É um material extremamente nobre e versátil, que pode deixar o seu imóvel do jeito que você sempre desejou!

Gostou de aprender como fazer a instalação do piso vinílico? Quer comprar material de uma empresa com a mais alta credibilidade do mercado? Solicite agora um orçamento preenchendo os campos abaixo:

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

POR QUE VOCÊ DEVE CONTAR COM A RUFFINO?

Após conhecer como se instala piso vinílico, você já deve estar ansioso para ter o revestimento no seu imóvel. No entanto, para experimentar tantas vantagens, é imprescindível que você conte com um produto de alta qualidade. Nesse contexto, definitivamente, você deve contar com os diferenciais da Ruffino Acabamentos.

Trata-se de uma empresa especialista em vinílicos, com dezenas de modelos de alto padrão, colados, clicados, em régua ou em placas, conforme sua necessidade. Além disso, a Ruffino faz parte de um fortíssimo grupo econômico industrial de Curitiba, no Paraná, com presença em diversos países, dos cinco continentes.

Tudo isso confere acesso direto às mais novas tecnologias, bem como agilidade para seguir as mais incríveis tendências mundiais. Somos pioneiros no setor, com produtos em diferentes concepções e com o mais elevado bom-gosto, o que gerou parcerias com os mais renomados profissionais de arquitetura, design e decoração.

Artigos relacionados

[ESPECIAL] Piso Vinílico: O guia completo para seu projeto!

Sabe aquela angústia e aquela aflição, você está ansioso para terminar a sua obra, mas o acabamento...

Leia mais
🔝 Top 10 vantagens do piso vinílico em régua para sua obra

Transforme seus ambientes em verdadeiros oásis de estilo e funcionalidade com o piso vinílico! Não...

Leia mais
🔎 Piso vinílico e laminado: 5 semelhanças e 5 diferenças

Imagine que você finalmente conseguiu construir a casa dos seus sonhos, ou então, finalmente irá...

Leia mais