Piso vinílico madeira: como usá-lo na sua decoração [15+ fotos]

Na hora de construir ou reformar, a escolha do revestimento é fundamental. Além de considerar a beleza, também é preciso pensar na praticidade e facilidade de manutenção. A madeira é um verdadeiro clássico, porém tem um preço bem elevado e é bem difícil e caro mantê-la sempre bonita.

Assim, o piso vinílico amadeirado é uma excelente opção, pois oferece um ótimo custo-benefício e, ainda, conta com inúmeras padronagens que remetem aos mais variados tipos de madeira.

Desse modo, ajudam a compor com muita beleza qualquer estilo decorativo. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como escolher o modelo correto. Por isso, nós separamos dicas incríveis para ajudar você. A seguir, confira cada uma delas, com fotos.

Sumário
HARMONIZE COM SEU ESTILO DECORATIVO
   — Escandinavo
   — Industrial
   — Clássico
   — Minimalista
   — Japandi
ESCOLHA O TOM IDEAL
   — Explore os efeitos das texturas
COMBINE AS CORES
   — Amarelo; azul; branco; cinza; laranja; marrom; preto; rosa; verde; vermelho.
   — Aposte no contraste


HARMONIZE COM O ESTILO DECORATIVO

O primeiro passo para acertar na escolha do piso vinílico imitando madeira é considerar o estilo de decoração do ambiente. Isso porque cada tipo de decoração conta com uma paleta específica de cores, texturas e demais detalhes que devem ser seguidos para que o cômodo fique harmônico.

Para não restarem dúvidas, nós listamos os principais estilos de decoração e qual é o piso vinílico madeira mais adequado para cada um deles. Veja só:

Escandinavo

Esse estilo é marcado pelos tons claros e pelos elementos naturais que trazem a sensação de aconchego e conforto ao ambiente. Então, aposte num piso vinílico amadeirado claro e combine com  tons de marrom-claro e bege, e modelos com padronagens ou desenhos mais suaves.Casa Cor SP Espaço da Família - Francisco Calio - Aroeira (6) Casa Cor SP: Espaço da Família por Francisco Calio. Piso Nobile Aroeira.

Industrial

A marca registrada é a mistura de elementos em madeira, concreto e metal. Então, o piso pode ser em qualquer tom marrom. Para criar harmonia, é importante equilibrar o claro e o escuro. Portanto, se escolher um piso vinílico madeira escuro, opte por paredes claras e vice-versa.

 

Clássico

O estilo clássico é atemporal e pede marrons mais escuros no revestimento do piso, que deve contrastar com os outros elementos decorativos.Casa Cor PR Quarto da Moça - Walkiria Nossol - Carvalho Escuro (4) Casa Cor PR: Quarto da Moça por Walkiria Nossol. Piso Nobile Carvalho Escuro.

Minimalista

O minimalismo é o estilo mais presente principalmente em espaços menores, pois aumenta a sensação de amplitude, graça à escolha de um piso vinílico claro.Casa Lutelo - Daiana Capuci - Linheiro (3) Casa Lutelo por Daiana Capuci. Piso Sofisticato Linheiro.

Japandi

Esse estilo é uma forte tendência e mistura o escandinavo com oriental. Para compô-lo opte por um piso vinílico que imita madeira em algum tom bege.Apartamento Decorado Clube Jaçana - Nogueira  (4) Apartamento Decorado Clube Jaçanã. Piso Sofisticato Nogueira.

ESCOLHA O TOM IDEAL

O segredo de uma boa decoração é o equilíbrio. Portanto, seja qual for o estilo seguido, é essencial criar uma harmonia entre o tom do piso e dos demais elementos, principalmente os que ocupam grandes áreas, como as paredes e móveis grandes.

Então, se você optar por um piso vinílico madeira clara, pode apostar em tons mais vivos ou, até mesmo, mais escuros para os demais pontos do ambiente.

O contrário também é válido. Ou seja, um piso escuro requer paredes mais claras para não prejudicar a luminosidade do cômodo. Além disso, esse contraste é importante para dar mais elegância e sofisticação aos espaços.

Explore os efeitos das texturas.

Ao contrário do que muitos imaginam, a madeira não tem textura única. Afinal, cada espécie conta com um tipo específico, e o piso vinílico madeira tem a vantagem de conseguir reproduzir todos eles com a grande variedade de padronagens existentes.

Outro ponto importante é o tato ser um sentido extremamente importante para a decoração porque tem grande influência na sensação de conforto e aconchego das pessoas.

Se você deseja um ambiente com personalidade pode investir no mix de texturas, como um piso vinílico imitando madeira de demolição. O segredo para não errar é escolher uma cor igual ou bem parecida. Isso dará um efeito de movimento no ambiente, enriquecendo a decoração.Rock & Ribs Lounge (12)Rock & Ribs Lounge. Piso Bravo Cabreúva.

COMBINE AS CORES

É verdade que a madeira é um material que combina com todas as cores. No entanto, como ela apresenta diversas tonalidades, é fundamental entender qual cor combina com qual tom. Caso contrário, toda a decoração ficará comprometida.

Então, para escolher o piso vinílico madeira ideal também é preciso considerar a cor predominante na decoração do cômodo. Por isso, separamos as principais cores e explicamos qual tom de madeira é o mais adequado para o revestimento. Anote:

Amarelo

É uma cor muito versátil. Por isso, combina tanto com os tons de marrom escuro quanto claro.Casa Cor CE Hall da Suíte da Praia - Karine Maia e Joel Filho - Pinus (1) Casa Cor CE: Hall da Suíte da Praia por Karine Maia e Joel Filho. Piso Nobile Pinus.

Azul

Combina com madeira em tons mais claros.Morar Mais RJ Varanda Gourmet - Cristina  Japiassú - Freijó Claro (3) Morar Mais RJ: Varanda Gourmet por Cristina Japiassú. Piso Bravo Freijó Claro.

Branco

Outra cor bastante versátil e que fica bem com qualquer tom de marrom do piso vinílico madeira.
Casa Cor GO Quarto Be Blue - Fernanda Gemus - Macadâmia (2)Casa Cor GO: Quarto Be Blue por Fernanda Gemus. Piso Bravo Macadâmia.

Cinza

O cinza virou uma tendência de decoração e tem sido muito utilizado. A boa notícia é que também combina com qualquer tom, visto que é uma cor neutra.
Escola Vânia Palomo School Of Design & Arts (Brutal Acabamentos) - Alámo (5)Escola Vânia Palomo School Of Design & Arts. Piso Sofisticato Álamo.

Laranja

Por ser uma cor bastante quente, combina com tons de madeira avermelhados.Ecodesign Social Mueller - Sala de Estar e Home - Sandro Percicotti - Sapucaia (2)Ecodesign Social Mueller: Sala de Estar e Home por Sandro Percicotti. Piso Sofisticato Sapucaia.

Marrom

Por ser neutro, pode-se utilizar vários tons de marrom em um mesmo ambiente. Aeroporto de Salvador - Thais Abreu, Alberto Sena e Luiza Buratto - Freijó Claro.jpg (9)Aeroporto de Salvador por Thais Abreu, Alberto Sena e Luiza Buratto. Piso Freijó Claro.

Preto

A combinação de preto com piso vinílico amadeirado em qualquer tom deixa seu cômodo elegante e muito sofisticado. No entanto, tome cuidado para não exagerar nos tons escuros. Lembre-se de que equilíbrio é a chave para uma decoração requintada.Morar Mais por Menos RJ Apartamento Solteiro - ArtKazza - Sucupira (1) Morar Mais por Menos RJ: Apartamento Solteiro por ArtKazza. Piso Sofisticato Sucupira.

Rosa

Muito utilizado em quartos, o rosa cai bem com madeira clara, como o piso vinílico branco. Morar Mais RJ Banheiro Público - Viviane Nascimento - Carvalho Branco (2)Morar Mais RJ: Banheiro Público por Viviane Nascimento. Piso Bravo Carvalho Branco.

Verde

Por ser uma cor que remete à natureza, todos os tons de marrom combinam muito bem com o verde. Casa Cor RJ Joalheiria - Chico Viana e Guido Sant’Anna - Cedro (5)Casa Cor RJ: Joalheiria por Chico Viana e Guido Sant’Anna. Piso Nobile Cedro.

Vermelho

Como é uma cor bem viva, é importante que o tom seja mais neutro escuro, e trazer destaque para cor.
Casa Cor PR Cocktail Bar e Mezanino - Camila Markowicz - Carvalho Escuro (5)Casa Cor PR: Cocktail Bar e Mezanino por Camila Markowicz. Piso Nobile Carvalho Escuro.

Aposte no contraste

Como falamos anteriormente, a harmonia deve estar presente na decoração para criar ambientes sofisticados. Uma ótima forma de conseguir esse efeito é por meio do contraste.

Então, se você escolher um piso vinílico madeira escura no qual a padronagem ou tonalidade é mais marcante, prefira que os outros elementos do cômodo tenham superfícies mais neutras e uniformes.

Desse modo, o destaque, isto é, o ponto focal, fica concentrado no revestimento. O mesmo vale para as cores.

Viu como é fácil utilizar o piso vinílico madeira na decoração? Ele é a opção ideal para quem quer aliar beleza, sofisticação, durabilidade e excelente custo-benefício na hora de decorar a casa ou escritório.

Se quiser ver mais, acesse nossa galeria de ambientes assinados pelos mais renomados especificadores do país.

Artigos relacionados

🪣 Como limpar piso vinílico: 3 passos simples e rápidos

Que os pisos vinílicos são uma grande tendência da arquitetura e decoração, você já sabe. Isso é...

Leia mais
O que é piso vinílico❓ Tire todas suas dúvidas aqui

Você ama piso vinílico, mas quando vai para a internet pesquisar sobre o assunto encontra um mundo...

Leia mais
Piso vinílico para cozinha? Inspire-se com 6 ambientes lindos

Será que é possível usar piso vinílico na cozinha? Por muito tempo se ouviu que esse tipo de piso...

Leia mais