Como limpar piso vinílico: 3 passos simples e rápidos

Que os pisos vinílicos são uma grande tendência da arquitetura e decoração, você já sabe. Isso é devido às vantagens desse tipo de revestimento, como qualidade, durabilidade e facilidade de manutenção. Além disso, ele também confere uma beleza ímpar ao ambiente onde é instalado.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados. Saber como realizar a limpeza corretamente é essencial para garantir que ele mantenha a boa estética e a valorização do imóvel por mais tempo.

Se voc√™ tamb√©m tem d√ļvidas sobre esse assunto, n√£o se preocupe. Neste post, n√≥s iremos:
‚ÄĒ te explicar passo a passo da higieniza√ß√£o;
‚ÄĒ listar os principais erros na hora da limpeza e;
‚ÄĒ contar 5 dicas √ļteis para voc√™ para deixar seu piso bonito por mais tempo. 

O que é piso vinílico?

Antes de mais nada, precisamos entender o que √© um piso vin√≠lico. Como j√° comentamos, ele tem conquistado mais espa√ßo nas constru√ß√Ķes por se tratar de um material resistente, vers√°til, bonito, pr√°tico e com excelente custo-benef√≠cio.

Esse tipo de revestimento é feito em PVC (policloreto de vinila), plastificantes e cargas minerais. Por isso, é muito durável, de mínimo impacto ao meio ambiente e mais acessível quando comparado a outros revestimentos, como o porcelanato, mármore e piso de madeira maciça.

COMO LIMPAR PISO VIN√ćLICO?

Quem não adora entrar em uma casa com o chão impecavelmente limpo e brilhando como novo? Para garantir que o piso vinílico seja mantido com aspecto de recém-instalado, é essencial ter cuidado na hora da limpeza. Mas não se preocupe, com as dicas a seguir, você vai descobrir que limpar o piso vinílico pode ser muito mais fácil do que parece!

  1. Faça uma limpeza leve com vassoura;
  2. Passe um pano, utilizando apenas detergente neutro;
  3. Se precisar, utilize o lado macio da esponja.

1. Faça uma limpeza leve com vassoura.

Se preferir, também pode utilizar aspirador de pó.Se preferir, também pode utilizar aspirador de pó.
Antes de tudo, comece varrendo suavemente o chão com uma vassoura de cerdas macias. Dessa forma, você retira a sujeira e os resíduos maiores sem danificar o piso. Se preferir, pode utilizar um aspirador de pó com bocal de cerdas para garantir que tudo esteja realmente limpo.

2. Utilize apenas detergente neutro.

Utiliza apenas pano √ļmido para limpeza.Menos √© mais. O recomendado √© utilizar apenas um pano limpo para as limpezas cotidianas.
No dia a dia, é normal deixar cair algo no piso como algum líquido, comida ou outras coisas. No caso de itens sólidos, o recomendado é retirá-lo com pá e vassoura. Para os líquidos, utilize um pano seco.

Para fazer uma limpeza mais profunda, basta utilizar sab√£o neutro. Em um balde, misture √°gua com um pouco de detergente neutro, molhe bem o pano e tor√ßa-o para ficar apenas √ļmido.

Em seguida, com a ajuda de um rodo, limpe todo o piso. Por fim, enxágue utilizando um pano umedecido apenas em água. Lembre-se de que outros tipos de produtos podem danificar o piso vinílico.

3. Prefira a esponja para a limpeza pesada.

Limpeza de piso vinílico.Para limpeza pesada, utilize o lado macio da esponja.
Se houver alguma mancha ou sujeira mais resistente, n√£o esfregue com escova.
O ideal é sempre optar por uma esponja bem macia, não abrasiva, umedecida com água e detergente neutro.

O QUE NÃO FAZER NA HORA DA LIMPEZA?

Como você viu, é bem fácil limpar o seu piso vinílico. No entanto, se você deseja manter o seu piso vinílico em bom estado por muitos anos, é fundamental ter cuidado na hora da limpeza. Algumas atitudes aparentemente inofensivas podem comprometer a durabilidade e a estética do revestimento. Por isso, confira agora o que você deve evitar na hora de limpar o seu piso vinílico:

  • Fique longe de solventes e produtos derivados de petr√≥leo: Esses produtos s√£o altamente agressivos e podem causar danos irrevers√≠veis na superf√≠cie do piso vin√≠lico. Por isso, jamais utilize querosene, acetona ou qualquer outro produto que contenha solventes em sua composi√ß√£o. Eles podem corroer a pel√≠cula protetora do revestimento, deixando-o vulner√°vel a riscos e manchas.
  • Cuidado com o excesso de √°gua: Embora o piso vin√≠lico seja bastante resistente √† √°gua, √© importante n√£o exagerar na hora de limpar o ch√£o. O contato frequente com √°gua em abund√Ęncia pode causar descolamento das pe√ßas ou infiltra√ß√Ķes, o que pode comprometer a estrutura do revestimento. Por isso, evite despejar √°gua em excesso e certifique-se de que o pano ou esponja esteja apenas √ļmido.
  • Fuja de sab√£o em p√≥ e sapon√°ceo: Apesar de serem produtos de limpeza com alta capacidade de remo√ß√£o de manchas, sab√£o em p√≥ e sapon√°ceos n√£o devem ser utilizados na limpeza do piso vin√≠lico. Isso porque eles s√£o abrasivos e podem danificar a pel√≠cula protetora do revestimento, deixando-o vulner√°vel a riscos e manchas. Opte sempre por detergentes neutros e produtos espec√≠ficos para a limpeza de piso vin√≠lico.

Com essas dicas, voc√™ pode evitar erros comuns na hora de limpar o seu piso vin√≠lico e garantir que ele fique sempre bonito e dur√°vel. Lembre-se de que, ao adotar boas pr√°ticas de limpeza, voc√™ prolonga a vida √ļtil do seu revestimento e mant√©m a beleza do ambiente por muito mais tempo.

5 DICAS PARA AUMENTAR A VIDA √öTIL DO SEU PISO VIN√ćLICO

Utiliza capacho no acesso externo.Utilize capachos nos acessos externos do seu ambiente.

Agora que voc√™ j√° sabe como realizar a limpeza do seu piso vin√≠lico, que tal dar um conferida nas 5 dicas abaixo para aumentar ainda mais a vida √ļtil do seu revestimento?

  1. Coloque um capacho ou tapete logo na entrada do ambiente. Essa atitude simples elimina a maioria dos resíduos dos calçados, reduzindo a sujeira no revestimento;
  2. Utilize rod√≠zios e rodinhas dos m√≥veis em poliuretano ou silicone, pois eles n√£o causam riscos nem arranh√Ķes no piso.
  3. Coloque protetores de feltro ou l√£ embaixo dos m√≥veis para evitar arranh√Ķes quando precisarem ser arrastados.
  4. Se você tem vasos com plantas no ambiente, utilize uma bandeja ou um tapete à prova d’água para evitar que haja poças de água no piso.
  5. Utilize cortinas e evite o contato direto e cont√≠nuo com a luz solar. Mesmo que alguns pisos vin√≠licos sejam tratados com uma camada de Poliuretano Refor√ßado (PUR) para resistirem a raios ultravioletas, como os da Ruffino Acabamentos, a exposi√ß√£o cont√≠nua a luz solar pode diminuir sua vida √ļtil.  

Pode molhar piso vinílico?

Apesar de os pisos vin√≠licos poderem at√© ser instalados em √°rea de banho, quando utilizados materiais de prepara√ß√£o adequados, a grande maioria das instala√ß√Ķes √© executada com adesivos a base d'√°gua.

Se o contato com água for frequente, o adesivo irá se diluir e perder sua habilidade de colar. Isso ocorrerá de maneira uniforme e as réguas do piso começarão a se soltar pelas pontas.

Tenha cuidado com infiltra√ß√Ķes, afinal, o piso vin√≠lico n√£o √© imperme√°vel. A √°gua pode entrar pelos espa√ßos entre as r√©guas e causar mofo ou, at√© mesmo, danificar a estrutura do contrapiso.

Utilize ceras adequadas

Utilize apenas ceras acrílicas.Utilize apenas ceras acrílicas, específicas para pisos vinílicos.

A cera ajuda a manter o piso sempre bonito e aumenta sua conserva√ß√£o, por√©m n√£o utilize qualquer tipo. √Č preciso optar pela cera acr√≠lica, especifica para piso vin√≠lico, que n√£o deixa o revestimento com aspecto amarelado e nem danifica a superf√≠cie. Ela confere um brilho incr√≠vel e ajuda a ampliar a durabilidade do revestimento.

Importante! Antes de aplicar a cera, leia com aten√ß√£o as instru√ß√Ķes contidas na embalagem e tenha certeza que seu piso esteja bem limpo. Caso contr√°rio a sujeira ir√° ficar abaixo da camada protetora, impossibilitando sua limpeza at√© que a cera seja removida novamente.

Após a aplicação da cera, aguarde cerca de 2 horas para a secagem completa do produto.

Para ambientes com médio e alto tráfego, como supermercados, academias e shoppings, o ideal é impermeabilizar o piso vinílico. Lembre-se sempre de contratar empresas especializadas para ter qualidade de serviço.


Resumindo, é muito simples fazer a manutenção.

Viu como é fácil limpar seu piso vinílico e mantê-lo sempre bonito? Não é à toa que esse tipo de revestimento é o queridinho dos arquitetos e designers de interiores.

Lembrando, não utilize produtos de limpeza além do detergente neutro e esqueça palhas de aço, escovas, saponáceos e solventes, pois além de riscar o piso, podem desbotar a superfície do revestimento.

Ao seguir nossas dicas, voc√™ aumentar√° a vida √ļtil do piso, sua resist√™ncia e durabilidade, al√©m de diminuir os custos com sua conserva√ß√£o.

Gostou do conte√ļdo? Quer mais dicas como essa? Nos siga no Instagram.

Artigos relacionados

ūüĒĚ Top 10 vantagens do piso vin√≠lico em r√©gua para sua obra

Transforme seus ambientes em verdadeiros oásis de estilo e funcionalidade com o piso vinílico! Não...

Leia mais
O que √© piso vin√≠lico‚Ěď Tire todas suas d√ļvidas aqui

Você ama piso vinílico, mas quando vai para a internet pesquisar sobre o assunto encontra um mundo...

Leia mais
[ESPECIAL] Piso Vinílico: O guia completo para seu projeto!

Sabe aquela ang√ļstia e aquela afli√ß√£o, voc√™ est√° ansioso para terminar a sua obra, mas o acabamento...

Leia mais