Painel ripado: conheça a opção mais prática do mercado

Imagine entrar em um ambiente e ser recebido por uma decoração moderna, elegante e sofisticada.

As paredes e tetos são revestidos por um material que não só chama atenção, mas também melhora a acústica do ambiente e mantém a temperatura ideal.

Esse é o poder dos painéis ripados de poliestireno. Ao escolher esse tipo de revestimento, você pode criar um ambiente único e diferenciado, que irá causar uma ótima impressão em todos que entrarem nele. 

Neste artigo, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o painel ripado de poliestireno, desde suas características até as vantagens de sua utilização.

Assista o vídeo ao lado e veja como é fácil de instalar o ripado e transformar rapidamente seu ambiente:

O QUE É PAINEL RIPADO DE POLIESTIRENO

O painel ripado de poliestireno é um material de revestimento que tem se tornado cada vez mais popular na decoração de interiores. Esse material é uma excelente opção para quem deseja criar ambientes modernos, elegantes e sofisticados, sem gastar muito tempo e dinheiro em reformas.

O painel ripado é composto por placas de poliestireno expandido, que são moldadas em formato de ripas e fixadas diretamente na parede.

Esse material possui uma textura suave e pode ser encontrado em diferentes cores e tamanhos, o que o torna altamente personalizável.

Além disso, o painel ripado de poliestireno é um material leve, resistente e possui uma excelente capacidade de isolamento térmico e acústico.


VANTAGENS DO PAINEL RIPADO DE POLIESTIRENO

1. Facilidade na instalação

Uma das principais vantagens do painel ripado de poliestireno é a facilidade na instalação. Esse material é leve e pode ser facilmente fixado diretamente na parede, permitindo que a instalação seja rápida e eficiente.

Não se preocupe com espaçadores ou barrotes! As peças dos painéis ripados da Ruffino Acabamentos possuem 12,2 cm de largura e 2,85 metros de comprimento. São de fácil encaixe e dispensam espaçadores ou barrotes.

Além disso, não há necessidade de acabamentos especiais, o que torna a instalação ainda mais prática e econômica.

2. Conforto térmico e acústico

Outra grande vantagem do painel ripado de poliestireno é seu alto poder de conforto térmico e acústico. Esse material consegue manter a temperatura ideal do ambiente, reduzindo a entrada de calor ou frio excessivo. Além disso, os painéis são capazes de absorver o som, melhorando a acústica do ambiente e tornando-o mais agradável.

3. Economia

Os painéis ripados de poliestireno são uma opção muito econômica em comparação a outros materiais de revestimento, como madeira, gesso e drywall. Isso sem contar que os ripados da Ruffino Acabamentos possuem uma instalação rápida e prática, diminuindo bastante o custo final da sua obra.

Os painéis também são altamente personalizáveis, podendo ser encontrados em diversas cores e texturas, permitindo a criação de diferentes estilos de decoração.

Com essa opção de revestimento, você pode criar um ambiente único e sofisticado, sem gastar muito dinheiro.

4. Durabilidade

O painel ripado de poliestireno é um material durável e resistente a umidade. Ele não apodrece, não estufa e nem é atacado por insetos, o que o torna uma excelente opção para ambientes úmidos. Além disso, ele não trinca ou racha, mantendo-se sempre em bom estado mesmo após anos de uso.

5. Fácil manutenção

O painel ripado de poliestireno é um material de fácil manutenção. Ele pode ser limpo facilmente com um pano úmido e não necessita de tratamentos especiais para manter sua aparência e qualidade. Com isso, você economiza tempo e dinheiro com manutenção e preserva a beleza e a durabilidade do material.

ripado mdf vs poliestireno

DICAS DE UTILIZAÇÃO

O painel ripado de poliestireno pode ser utilizado em diferentes ambientes, como residências, escritórios, lojas e restaurantes. Ele é um material muito versátil e pode ser aplicado em paredes e tetos, conferindo um visual moderno e sofisticado a qualquer espaço.

1. Combine diferentes cores e texturas

Uma das vantagens do painel ripado de poliestireno é sua alta capacidade de personalização. Com isso, você pode combinar diferentes cores e texturas para criar um ambiente único e diferenciado. É possível criar efeitos visuais interessantes, como iluminação indireta, que valorizam ainda mais a beleza do material.

2. Crie painéis com formas geométricas

Outra dica interessante é criar painéis com formas geométricas, como círculos, triângulos ou quadrados. Esses painéis podem ser utilizados como divisórias de ambientes ou para criar efeitos visuais interessantes em paredes e tetos.

3. Utilize em conjunto com outros materiais

O painel ripado de poliestireno pode ser utilizado em conjunto com outros materiais de revestimento, como madeira, pedra ou metal. Essa combinação pode criar um ambiente ainda mais sofisticado e elegante.

No vídeo ao lado, veja como os painéis ripados  contribuíram com a transformação da brinquedoteca do Lar Pequeno Anjo. O projeto de reforma foi liderado pelas arquitetas Jéssica Bäringer e Károla Theindl, e contou com o apoio de dezenas de voluntários.

O projeto aproveitou as formas geométricas e integrou o painel ripado com o mobiliário do local.

Veja um pouco desse trabalho que fez a diferença para as crianças deste projeto referência em Gaspar (SC).


SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA

O painel ripado de poliestireno é um material de revestimento moderno, prático e econômico, que pode transformar qualquer ambiente em um espaço de alto padrão. Se você deseja renovar a decoração de interiores e criar um ambiente único e diferenciado, o painel ripado de poliestireno é a escolha certa para você.

Para encontrar os melhores modelos e opções de painel ripado, conte com a Ruffino Acabamentos, uma empresa especialista em revestimentos elegantes e duráveis. Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Ruffino Acabamentos oferece modelos em concepções distintas que podem se adequar de acordo com sua necessidade e estilo.

Os profissionais da Ruffino Acabamentos estão prontos para ajudá-lo a encontrar o revestimento perfeito para sua casa e criar um ambiente que é verdadeiramente seu, refletindo sua personalidade e estilo único. Entre em contato com a Ruffino Acabamentos hoje mesmo para começar a transformação da sua casa em um lar elegante e acolhedor.

Artigos relacionados

por Ruffino Acabamentos em 23 de Fevereiro
Piso vinílico clicado ou colado — saiba fazer a escolha certa

Se você está procurando por uma forma fácil e eficaz de transformar o visual da sua casa, o piso...

Leia mais
por Ruffino Acabamentos em 23 de Fevereiro
Painel ripado para sala: 10 ideias de como utilizar

Você já parou para pensar em como a decoração de uma sala pode influenciar no seu humor e...

Leia mais
por Ruffino Acabamentos em 23 de Fevereiro
Painel ripado para TV: garanta o destaque que sua TV merece

Imagine uma sala de estar aconchegante e elegante, onde o protagonista é o seu televisor. Agora,...

Leia mais