Blog

  • Painel Decorativo

    Instalando o painel decorativo em PVC

    ruffino dezembro 28, 2018

    Indicado para aqueles que desejam valorizar a decoração, o painel decorativo é um item de revestimento que diferencia e destaca os espaços. Os painéis decorativos em PVC da Ruffino Acabamentos são estéticos e duráveis, além de simples de instalar.

    Confira algumas dicas dos nossos instaladores especialistas e entenda como levar o painel em PVC para o seu projeto!

    Primeiras instruções

    Ao comprar seus painéis decorativos em PVC lembre-se que a armazenagem é fundamental para garantir a qualidade, durabilidade e beleza dos produtos. Eles precisam ser mantidos em ambientes planos com locais secos, arejados e longe umidade e luz solar direta; não devem ser empilhados de forma lateral; não devem ter contato direto com tintas, cimento, gesso e outros produtos semelhantes; não podem receber objetos pesados em cima; ninguém deve pisar nas embalagens; e a pilha de armazenagem não pode passar de 1,5 metros.

    Depois, verifique se os lotes dos produtos que serão instalados em cada ambiente são do mesmo grupo de fabricação, pois isso garantirá uniformidade da cor dos materiais. A próxima etapa é de observar se existem defeitos visíveis ou algum tipo de dano nos painéis decorativos antes da instalação, e caso a resposta seja positiva, contate sua revenda ou a Ruffino.

    Procedimentos de instalação

    O primeiro ponto para instalar os painéis decorativos é contratar mão de obra qualificada para o serviço. Para uma instalação segura, os instaladores precisam usar os EPI’s (equipamentos de proteção individual): óculos, protetores auriculares, luvas, máscaras, botas de borracha e capacete se necessário. Além disso, precisam ter à disposição as ferramentas, que são régua, trena, martelo, fio de nylon, espátula, brocas de concreto, furadeira, serra, prumo, estilete e parafusos.

    Para facilitar a instalação, o ideal é realizar um planejamento prévio detalhando o método a ser usado, o sentido das réguas, medição das superfícies e também a posição das luminárias e ventiladores (que devem ser fixadas nas guias principais e nunca diretamente nos painel decorativo).

    Instalação

    Siga o passo a passo para aplicar os painéis decorativos:

    1. Defina a altura da instalação e o sentido do forro e, então, faça a estrutura de sustentação. Preste muita atenção na distância entre o telhado e o forro – o mínimo é de 50 cm. Aqui também é importante avaliar se é preciso realizar isolamento térmico, pois o painel em PVC suporta até 45º C sem que ocorra deformação.
    2. A estrutura de fixação do painel precisa estar bem nivelada e o espaçamento entre elas deve ser de no máximo 60 cm. Para as estruturas de sustentação a recomendação é utilizar Metalon ou perfil RGL, fixando-as no forro através de parafusos GN25 ou estrutura de madeira, fazendo a finalização com parafusos P13 ponta agulha.
    3. Agora é o momento de fixar os arremates ao redor do ambiente junto à estrutura de fixação, usando para isso pregos ou parafusos.
    4. No arremate já instalado, insira o painel decorativo colocando o engate macho e empurre, lembrando-se de deixar uma folga de 3mm para a dilatação entre os dois. Em seguida, encaixe a próxima lâmina e repita o processo até a conclusão do espaço. Cada painel deve ser fixado nas estruturas com prego ou parafuso.
    5. Por fim, os arremates precisam ser ligados à estrutura, também usando pregos ou parafusos.

    Conservação e limpeza

     Os painéis decorativos em PVC da Ruffino Acabamentos precisam somente de água e detergente neutro para serem limpos – isso garantirá que além de higienizado, seu revestimento mantenha a qualidade e vida útil.

    É essencial saber que nunca devem ser utilizados produtos que possuam derivados de petróleo em sua composição – como gasolina, querosene e Varsol – , nem água sanitária ou produtos que contenham cloro.

    Pronto! Agora que você conhece todos os detalhes para instalar o painel decorativo e deixar seu ambiente ainda mais bonito, que tal entrar em contato com algum dos revendedores Ruffino?